5 de abril de 2014

Tecnologia a favor do cidadão para auxiliar, prevenir e combater crimes: SinespCidadão


Com o grande aumento de roubos de carros, clonagem de veículos e assaltos, o cidadão comum, na hora de efetuar uma compra ou venda de um veículo, antes teria que fazer uma peregrinação ao sites dos DETRANS para saber a procedência do automóvel. Mas, com o advento da tecnologia a vida do cidadão pode ficar muito mais fácil.

Pensando nisso, o Sistema Nacional de Segurança Pública criou um aplicativo que auxilia as pessoas a saber se o veículo que esta sendo adquirido está legalizado ou não. O App se chama, Sinesp Cidadão. E um produto novo que funciona em smartfones tanto no sistema Android ou iOs e podem trazer grande praticidade a população apenas digitando o número da placa do automovel.

Para o professor Marcelo Roncato especialista em tecnologia, o app pode ter uma boa aceitação por parte dos usuários de smartfones pela facilidade no manuseio do App Sinesp Cidadão.

“A facilidade de uso permiti que compradores, negociantes e clientes se sintam mais confortáveis com as informações que nem sempre são facilmente visualizadas pelos DETRANS do país”, disse.

Marcelo Roncato acredita que o aplicativo “foi criado com a finalidade de consultar situação do veículo, mas já se tem estudos para a implementação de outros status como: restrições financeiras, multas, etc”.

Roncato explica que o Sinesp Cidadão funciona da seguinte maneira, o app consulta duas bases de dados: A do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e a do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). E a vantagem é de que o App é atualizada em determinados momentos, e com isso, permite acesso mais rápido do que pelas bases de fluxo intenso usadas pelos DETRANs regionais.

Por ter essa facilidade na busca da informação, segundo o professor Marcelo Roncato o App Sinesp Cidadão ajuda é muito a população contra fraudes, roubos e clonagem de veículos. E faz com que os órgãos públicos atualizem essas informações o mais rápido possível. Isso porque, quando um carro ou veículo é roubado nem sempre está informação constam no sistema no mesmo dia.

Será que o App vai ajudar a diminuir os roubos? É algo que só com o tempo e atualizações do SinespCidadão irá auxiliar ao usuário na hora de uma venda ou busca por informação de algum veículo.

“Ele ajuda apenas no sentido de dar mais informações a estes usuários. Além de que para certas decisões, esse aplicativo ainda não tem todas as informações necessárias”, comentou Roncato.

LISTA DE VANTAGENS DO APP:

- Facilidade de uso

- Pode ser usado a qualquer hora em qualquer lugar

- Velocidade da informação

- Digitando apenas a placa se obtém a informação

EXEMPLO DESCRITO PELO ESPECIALISTA:

- Imagine um vendedor de automóveis usando um aplicativo que mostra em no local mesmo ao lado do veículo informações de cunho relevantes sobre o status do mesmo. isso facilitaria a tomada de decisão, uma vez que o procedimento padrão atualmente é abrir determinadas páginas dos DETRANs regionais que quase sempre estão fora do ar ou apresentam extrema lentidão.

Fonte: Portal 730