15 de abril de 2014

Autódromo Internacional de Goiânia: Inauguração marcada para junho


Governo finaliza obras de complexo, um dos mais modernos da América do Sul e promete reinserir Goiás na rota do Automobilismo Internacional

Os goianos apaixonados por automobilismo podem começar a comemorar. Com a meta de transformar o Autódromo Internacional de Goiânia em referência no Brasil e na América do Sul, o governo de Goiás está finalizando as obras de ampliação e modernização do espaço, que será inaugurado pelo governador Marconi Perillo (PSDB) em junho deste ano. O governo diz que após a reforma, o Autódromo Ayrton Senna se tornará um chamariz para os mais variados campeonatos nacionais e internacionais.

Além de incluir Goiás no roteiro dos esportes de automobilismo e motociclismo, Marconi quer transformar a área do autódromo em um espaço de convivência. “Como vocês podem perceber, estamos construindo um novo autódromo no mesmo espaço do já existente. Atendendo às exigências das federações internacionais, teremos condições de incluir Goiânia no calendário de importantes competições nacionais e internacionais. Além disso, vamos aproveitar a ampla área para criar um espaço de convivência para as famílias ao adaptarmos um parque com ciclovia e oferecer a iluminação noturna do ambiente”, explicou o tucano.

Ao todo, o governo goiano vai investir cerca de R$ 28 milhões nas obras, que incluem a recuperação da pista, adequação do circuito, reforma da torre de controle e da arquibancada coberta, além da construção de novos boxes com o dobro do tamanho dos antigos, que abrigará dois carros por equipe. A estrutura vai contar também com a construção de um parque com pistas de skate e de patinação.

Segundo o presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), Jayme Rincón, a obra vai mudar toda a antiga estrutura. “Retiramos todo o asfalto existente, estamos colocando um pavimento moderno, feito através de análises que nós fizemos em função da mudança que houve nos carros de competição de 40 anos para cá”, explicou.

Inaugurado em 1974, o autódromo não atendia mais às demandas e às regras desportivas, e não era alvo de um projeto elaborado de conservação. Só era feita uma manutenção básica. Jayme reconhece que o autódromo já tinha que ter passado por uma reforma há muito tempo e garante mudanças na postura do Estado. “Vai mudar, com absoluta certeza. Depois de construído, o autódromo será um atrativo para as mais diversas provas. Como gestores, nós vamos atrair o maior volume possível de eventos para cá”, assegurou.

“O fato de que Goiás sempre foi referência no automobilismo nacional e existia um clamor muito grande dos aficionados pelo esporte foi fundamental para que reformássemos o autódromo”, justificou. “Brasília está fazendo a mesma coisa, o Rio de Janeiro está construindo um autódromo novo e Interlagos entrou em processo de reforma. Nós estamos indo na mesma direção dos outros Estados”, comemora Jayme.

Novidades

Jayme enumera as novidades que o governo vai fazer no autódromo. “Tivemos de afastar os boxes em função de que o pit-lane, aquela parte na frente dos boxes, que era estreita e não comportava carros do tipo de corrida para fazer pitstop. Aumentamos o tamanho dos boxes, que eram estreitos”, afirma o presidente da Agetop.

Ainda segundo Jayme, “a torre de cronometragem está sendo toda refeita, toda reconstruída, sala de imprensa, um auditório para 150 pessoas para as fábricas de veículos, que sempre usaram o autódromo para testes e avaliações. Reformamos toda a arquibancada que existia, fazendo um parque moderno, com quadras, com pista de skate, pista de patinação, Teatro de Arena”.

O novo estacionamento contará com dez mil vagas. E todo o circuito externo será iluminado para que ciclistas possam utilizá-lo no período noturno. “Na realidade, nós estamos construindo um novo autódromo. Ele será modelo para o Brasil e para o mundo”, comemora Rincón.

O presidente da Agetop informa que já há eventos programados para o autódromo logo após sua inauguração. No dia 8 de junho terá a prova do Campeonato Brasileiro de Marcas e está sendo definido se no dia 15 ou 22 do mesmo mês será realizada uma prova do Campeonato Brasileiro do Motociclismo. No dia 20 de julho acontecerá uma etapa da Fórmula Truck e acrescenta que “estamos em negociação avançada para a Prova do Milhão, da Stock Car. É tradicionalmente feita em Interlagos e estamos conseguindo trazer para Goiânia em função da modernidade e da comodidade do novo Autódromo, mas principalmente pelo fato de o goiano ser um aficionado pelo automobilismo”, conclui.

"Vamos aproveitar a ampla área para criar um espaço de convivência para as famílias ao adaptarmos um parque com ciclovia e oferecer a iluminação noturna do ambiente”

Fonte: DM