12 de abril de 2014

Displays que mostram os horários dos ônibus em tempo real começam a ser instalados no Centro de Goiânia



Após a reforma dos abrigos localizados nos 21 pontos de parada da Praça Cívica, Avenidas Araguaia, Paranaíba e Tocantins, iniciou na quarta-feira, 9, a instalação de displays eletrônicos que vão exibir em tempo real quantos minutos faltam para a chegada dos próximos dois ônibus de cada linha.

Os equipamentos funcionam com base nos dados gerados pelo Sistema Inteligente de Transportes (ITS) que permite a localização e controle dos ônibus em tempo real via GPS, implantado na frota da Grande Goiânia desde 2009.

O grande diferencial em relação aos serviços de informação existentes em outras cidades está na possibilidade dos clientes do transporte público visualizarem o tempo real de espera, tendo acesso a informações sobre os horários de cada linha. Isto representa um ganho para quem usa o transporte coletivo, principalmente por minimizar as incertezas geradas pela interferência do trânsito, que tem dificultado cada vez mais o cumprimento dos horários planejados.

A instalação dos displays deve ser concluída até a próxima semana. O serviço só vai começar a funcionar de fato depois que a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) fizer a disponibilização de energia nos abrigos.

Fonte: RMTC