5 de março de 2014

Após servir de palco para Carnaval de Rua, Praça do Trabalhador pode ser revitalizada


O carnaval de Rua de Goiânia foi realizado este ano ao lado da antiga Estação Ferroviária na Praça do Trabalhador. No total, seis escolas desfilaram na passarela do samba. A atividade foi promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e uma das intenções foi de fazer com que a população volte a ocupar o espaço, constantemente habitado por pessoas em situações de rua que tem costumeiramente usam e vendem drogas. O prédio da estação está com a pintura velha. Além disso, há problemas na parte elétrica.

O secretário de Cultura, Ivanor Florêncio, relata que há intenção da prefeitura em recuperar e fazer o espaço a voltar a ser um cartão postal. “É um prédio que é apresentado em qualquer parte do mundo, que tem um projeto arquitetônico fantástico. Então a gente está trabalhando para fazer com que isto aqui vire um cartão postal da cidade, como já foi,” almeja.

De acordo com Ivanor, o local poderá receber um restaurante de comida típica da região e bandas marciais de escolas da capital.

Goiânia foi selecionada no ano passado para receber recursos do Governo Federal através do PAC Cidades Históricas. O secretário municipal de Cultura, Ivanor Florêncio, descreve que já procurou representantes do IPHAN para tratar da restauração da Estação Ferroviária da capital. Além disso, ele conta que há a intenção que depois da reforma parte da Secretaria de Cultura seja transferida para o prédio.

Além da Estação Ferroviária, outras construções em ART DECÓ no Centro de Goiânia e em Campinas também serão restauradas com recursos do PAC Cidades Históricas.

Fonte: Portal 730