14 de fevereiro de 2014

Frente de trabalho da Prefeitura de Goiânia



Setores Negrão de Lima, Santa Genoveva, Jaó e as Vilas Viana e Mutum serão beneficiadas a partir das 8 horas de amanhã, dia 12, até sexta-feira, dia 14, com a força-tarefa da Prefeitura de Goiânia
Dando continuidade às edições da Frente de Trabalho Ampliada, a Prefeitura de Goiânia promove, por intermédio de 17 pastas, a quinta edição da ação, com uma novidade, a partir de agora a força-tarefa da administração começa nas quartas e termina às sextas-feiras. A exemplo desta semana, que acontece de amanhã, dia 12, e terminará no próxima sexta-feira, dia 14, e atenderá os setores Jaó, Negão de Lima, Santa Genoveva, além das Vilas Viana e Mutum, todos da Região Norte da cidade. A concentração para o lançamento desta edição com a participação do prefeito Paulo Garcia será no cruzamento entre as Avenidas das Indústrias com a Meia Ponte, na divisa entre os setores Jaó e Santa Genoveva.

Para executar a força-tarefa, que tem duração de três dias, mais de três mil servidores, 200 veículos (entre carros e motos), 120 máquinas e caminhões ficam envolvidos na realização da Frente de Trabalho Ampliada, que visa reparar danos causados pelas chuvas, varrição, desentupimento de bueiros, remoção de entulhos, capina, pintura de meios-fios, ações de trânsito, diminuição da incidência de casos de dengue, além do combate a ocupações indevidas, comércio irregular, ao índice de criminalidade e fiscalizações urbanas e ambientais. Haverá também o atendimento às demandas registradas pela população, por meio da Central de Atendimento da administração municipal, o 156, e pelo o aplicativo e-156, que terão prioridade.

Estão envolvidas na Frente de Trabalho Ampliada as seguintes pastas da prefeitura: a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Guarda Civil Metropolitana (GCM), além das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Semob); de Assistência Social (Semas); de Educação (SME); de Esportes e Lazer (Semel); de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT); de Indústria, Comércio e Serviços (Semic); de Defesa Social (Semdef); de Saúde (SMS); de Fiscalização (Sefis); de Governo (Segov); de Movimentos Sociais e Comunitários, o Departamento de Direito do Consumidor (Procon-Goiânia) e os Gabinetes Civil e Militar.

Confira os serviços que serão prestados por cada pasta da administração:

Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participa da Frente de Trabalho Ampliada com os agentes de endemias, que vão visitar residências e imóveis abandonados em ações de combate à dengue, além de atividades de fiscalização na área de Vigilância Sanitária.

Urbanização
A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) realizará os serviços de capina, limpeza de praças e entre pistas, varrição, pintura de meios-fios, roçagem do mato alto, limpeza de córregos, remoção de entulho e galhadas. Além disso, as equipes do órgão vão realizar a manutenção de equipamentos públicos como: bancos, brinquedos e lixeiras de praças. Será executada também a manutenção da iluminação pública.

Obras
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semob) executará serviços de limpeza de bocas de lobo, ramais de galerias pluviais e de poços de visita, com retirada de entulhos. Será executada também a recuperação asfáltica, com a realização dos serviços de tapa-buracos, recuperação de meios-fios, bocas de lobo e reposição de tampas de poços de visita. Durante a quinta edição da Frente de Trabalho Ampliada serão executadas ainda reformas na Escola Municipal Paulo Teixeira de Mendonça e no Centro de Saúde da Família Marinho Lemos, localizados no Setor Negrão de Lima, e na Escola Municipal Maria Genoveva, do Bairro Santa Genoveva.

Defesa do Consumidor
O Procon-Goiânia atuará na linha pedagógica com orientação aos consumidores e comerciantes, distribuição de informativos e adesivos com o telefone (156) do órgão para afixação nos estabelecimentos comerciais da região.

Fiscalização
A Secretaria Municipal de Fiscalização (Sefis) ficará a cargo da fiscalização de autorizações para exercício e ocupação de logradouros públicos, inclusive em relação ao uso de toldos e estores, de cadastros de feirantes, de bancas de jornal e revistas, pit-dogs, camelôs e comércio ambulante, de calçadas irregulares, obstrução de vias pública, lotes sem meios-fios, além de monitorar, fiscalizar e, quando for o caso, embargar edificações e obras. A pasta vai também atuar para coibir a ocupação indevida de áreas e vias, a presença de entulhos e caçambas em espaços públicos, a depredação e pichamento de vias ou bens públicos. Todos os casos infracionais identificados estarão sujeitos a notificação, autuação, interdição e/ou apreensão nos termos da legislação pertinente.

Trânsito
Educadores da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) visitarão unidades de ensino da região Norte promovendo o trabalho de educação no trânsito utilizando de forma lúdica o teatro com fantoches e palestras educativas. Haverá revitalização de sinalização das Avenidas Sucuri, nos Setores Jaó e Santa Genoveva e Vereador José Monteiro, nos setores Nova Vila, Negão de Lima e Jaó. A área de Fiscalização de Trânsito também estará nas Avenidas Venerando de Freitas, no Setor Jaó, Santos Dumont e São Francisco, no setor Santa Genoveva, e Fued José Sebba, na Vila Jaraguá. Terá, ainda, blitz e operação em conjunto com a Secretaria de Fiscalização Urbana. Para a força-tarefa, 15 agentes ficarão disponíveis e fiscalizarão também estacionamentos irregulares, em passeios, canteiros centrais e esquinas.

Segurança
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) vai promover o patrulhamento comunitário e a segurança dos serviços, além de fazer a segurança dos fiscais da Sefis e SMT nas abordagens e a segurança dos servidores do município em geral que participam da operação. O comando da GCM disponibiliza para esta edição, dez viaturas (carros), dez viaturas (motos), dois microônibus e cerca de 130 guardas civis.

Assistência Social
Equipes da Semas se revezarão nos turnos da manhã e da noite, fazendo um trabalho de reflexão com pessoas em situação de rua, para que elas possam, caso aceitem, ser encaminhadas para os serviços públicos oferecidos pela Prefeitura ou outras instituições filantrópicas. Além disso, a equipe prestará orientações e esclarecimentos sobre o trabalho de abordagem social em estabelecimentos comerciais e logradouros públicos. Será promovida busca ativa às pessoas em situação de vulnerabilidade social e que serão encaminhadas para os serviços ofertados: Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila Viana e Unidade Municipal de Assistência Social (Umas) Guanabara. A população ainda poderá ter acesso às informações sobre os nove programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Carteira do Idoso, isenção de taxa de inscrição para Concurso Público Federal, Cursos de Qualificação Profissional do Pronatec, Tarifa Social para telefonia fixa, Tarifa Social para energia elétrica, Programa Minha Casa, Minha Vida, Benefício da Previdência aos donos e donas de casa e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Meio Ambiente
A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) fará vistorias e monitoramento de descarte irregular de resíduos sólidos e oficinas de educação ambiental com utilização de materiais recicláveis. Haverá a limpeza geral das unidades de conservação implantadas na região, além de distribuição de mudas de árvores nativas do cerrado, por intermédio do Programa Plante a Vida. A fiscalização fará vistorias nos principais eixos viários da região de atividades potencialmente poluidoras como poluição hídrica, ambiental, atmosférica visual e sonora.

Indústria e Comércio
A Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Serviços (Semic) vai visitar os estabelecimentos comerciais com o intuito de prestar orientações e oferecer o Serviço de Apoio ao Empresário (SAE), programa de atendimento específico à empresários, que visa conferir mais transparência, independência e menos burocracia aos empresários que possuem processos em trâmite na Prefeitura. As equipes serão formadas por supervisores e administrativos que atuaram simultaneamente nos setores integrantes da força-tarefa. Haverá distribuição de informativo sobre o programa.

Fonte: Prefeitura de Goiânia