4 de fevereiro de 2014

Energia elétrica: Apagão atinge regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil


A falha foi identificada na ligação entre Colinas (TO) e Serra da Mesa (GO), interrompendo o fluxo de 5 mil MW.

Parte das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste enfrentou falta de energia nesta terça-feira, 4. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), um problema no Sistema Interligado Nacional causou falha no fornecimento para essas regiões. De acordo com nota, "para evitar a propagação do evento", o órgão solicitou às distribuidoras locais o desligamento automático de cargas. A falha foi detectada na ligação entre o Norte e Sudeste/Sul às 14h03 e, segundo o ONS, começou a ser normalizada às 14h41.

As concessionárias seguiram um procedimento técnico predefinido de alívio de carga, coordenado pelo ONS, o que envolve o desligamento de alimentadores. Esse procedimento é chamado de Esquema Regional de Alívio de Carga - ERAC.

O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, e o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, darão entrevista coletiva, às 17h. O assunto, segundo o ministério, são as condições de abastecimento de energia elétrica no País, mas eles também comentarão o apagão.

Em outubro do ano passado, um incêndio em uma linha de transmissão de Colinas (TO) provocou um apagão em todos os Estado do Nordeste. Na ocasião, o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, afirmou que o governo seria "implacável" na fiscalização do setor e que iria aperfeiçoar os mecanismos de prevenção e controle de acidentes.

Concessionárias dos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo confirmaram a falha. Em São Paulo, a AES Eletropaulo informa que já restabeleceu o fornecimento de energia. Na capital paulista, os bairros afetados foram: Capão Redondo, Pedreira, Cidade Ademar, Mooca, São Mateus, Vila Prudente, Itaquera, Vila Mariana, Guaianases e Vila Matilde. Houve também falha nos municípios de Vargem Grande Paulista, Embu, Diadema e Cotia.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), parte dos semáforos das regiões Oeste, Sul e Leste da cidade de São Paulo está apagada, o que causa transtornos no trânsito. Às 15h40, haviam sido registradas 27 ocorrências de semáforos desligados devido à falta de energia. Agentes da CET estão operacionalizando manualmente os principais cruzamentos e orientando os usuários. A CET recomenda, por medida de segurança viária, que os motoristas redobrem a atenção e reduzam a velocidade nas proximidades dos cruzamentos apagados.

Goiás

A Companhia Energética de Goiás (Celg) informou, por meio de sua assessoria, que houve uma redução na distribuição de energia na região sudoeste do estado. Mas disse que ainda está fazendo o levantamento de quantos consumidores ficaram sem energia elétrica.

Fonte: Jornal O Popular