13 de fevereiro de 2014

Clima: Chuva forte e de curta duração alivia o calor


Uma chuva forte, porém de curta duração, amenizou o forte calor que incomodava a população da região metropolitana de Goiânia desde meados de janeiro. Ontem, durante a tarde, choveu 13,20 milímetros na capital, conforme registros do Sistema de Meteorologia e Hidrologia da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia. Em Anápolis, o volume de chuva chegou a 23 milímetros e em Santo Antônio de Goiás, a 7,40 milímetros.

Devido às precipitações, a temperatura em Goiânia caiu para 21 graus no fim da tarde e a umidade relativa do ar chegou a 88%. Técnicos do Sistema de Meteorologia e Hidrologia alertam que as chuvas serão esparsas em fevereiro. Ontem, conforme os meteorologistas, a chuva foi causada pela associação do forte calor com a baixa umidade do ar.

De acordo com os dados do Sistema de Meteorologia e Hidrologia, a média de precipitação nos últimos 30 anos em fevereiro é de 213,3 milímetros. Até ontem, havia sido registrado apenas 14 milímetros na capital. As chuvas verificadas nos primeiros dias do mês foram tão insignificantes que nem chegaram a ser contabilizadas.

Fonte: Jornal O Popular