UFG de Aparecida terá primeiro vestibular neste ano

12:18 1 Comments A+ a-


Aparecida de Goiânia, 28 de janeiro de 2014 – O câmpus avançado da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Aparecida de Goiânia começa a funcionar ainda neste ano. O primeiro vestibular será realizado em maio para o curso de Geologia, que vai ofertar 50 vagas em período integral. A notícia foi dada durante a primeira visita do novo reitor da instituição federal de ensino, professor Orlando Afonso Valle do Amaral, ao prefeito Maguito Vilela (PMDB).

“Este é um imenso privilégio para Aparecida. Qual a cidade que não gostaria de ter um câmpus da UFG? Com a instalação da UFG e do IFG estamos consolidando um forte centro universitário, que já conta com várias instituições privadas e a UEG”, comemorou o peemedebista.

Para viabilizar o início das atividades da UFG em Aparecida, ainda neste ano, o reitor pediu o apoio da prefeitura para locar um prédio adequado para o funcionamento do curso de Geologia e dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia de Materiais, Engenharia de Transportes e Engenharia Química. No caso dos cursos da área de engenharia, as primeiras turmas serão abertas em 2015. “Estamos antecipando a chegada da UFG em Aparecida e queremos a prefeitura como parceira nessa empreitada”, sublinhou Orlando do Amaral.

Imediatamente o prefeito assegurou apoio total para definir as instalações da UFG, enquanto os prédios do câmpus da UFG, que serão edificados na região leste de Aparecida, próximo ao Parque Industrial José Alecar, não ficam prontos. “Vamos apoiar totalmente essa iniciativa do reitor Orlando do Amaral”, garantiu Maguito. O prefeito determinou que os secretários Domingos Pereira (Educação) e Afonso Boaventura (Planejamento) auxilie a equipe técnica da UFG a definir a sede provisória do câmpus avançado da instuição no município.

Além do vestibular do meio do ano, está previsto a realização de concurso público, neste semestre, para a contratação de professores. A Prefeitura de Aparecida deve custear a locação do prédio e cederá servidores para cuidar da limpeza e da segurança do espaço.

OBRAS – Em relação as obras dos prédios próprios da UFG em Aparecida, o reitor informou ao prefeito que o processo licitatório encontra-se em seu estágio final. “A nossa expectativa é assinar o contrato com a empresa que vai executar a obras nos próximos 30 dias”, contou.

O terreno onde será construído a UFG em Aparecida possui 500 mil metros quadrados  e foi doado à universidade pelas famílias Cunha Bastos e Nogueira por meio de edital de chamamento público. O pedido da UFG para Aparecida foi feito pelo prefeito Maguito Vilela ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010, mas foi a presidente Dilma Rousseff que concretizou o atendimento ao pleito do aparecidense, em 2011, pela presidente Dilma Rousseff durante a expansão da Rede Federal de Educação Superior Profissional e Tecnológica. A possibilidade de Dilma ter agenda em Aparecida voltou a ser levantada em função da inauguração do câmpus.

Segundo o Ministério da Educaçao (MEC), além deste, estão sendo  construídos outros 46 novos campus pelo país. A expectativa é de que 20 destes campus sejam instalados até o final de 2014.

A reunião contou com a participação dos secretários Domingo Pereira (Educação), Mário Vilela (Infraestrutura), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Afonso Boaventura (Planejamento), Euler de Morais (Governo e Integração Institucional) e o procurador-geral do Município, Tarcísio dos Santos.

PERFIL - Orlando Afonso Valle do Amaral tomou posse no dia 6 de agosto de 2013, é professor do Instituto de Física da UFG e ocupava desde 2006 o cargo de pró-reitor de Administração e Finanças da UFG. Foi coordenador de Assuntos Internacionais da instituição entre 1990 e 1993 e diretor executivo da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) entre 1993 e 1994.

Fonte: Prefeitura de Aparecida de Goiânia

1 comentários:

Write comentários
29 de janeiro de 2014 14:44 delete

O reitor Orlando, tomou posse no dia 06 de janeiro de 2014.

Reply
avatar