8 de janeiro de 2014

Procon notifica quatro shoppings de Goiânia por aumento no preço do estacionamento


Fiscais do Procon Estadual notificaram a administradora do estacionamento do Flamboyant Shopping Center, por conta do aumento no valor cobrado pelo estacionamento. Também foram buscados os shoppings Araguaia, Buriti e Goiânia Shopping.

As empresas têm o prazo de cinco dias para apresentar o regulamento ou norma referente à cobrança no estacionamento, a justificativa para alteração da forma de cobrança e fixação dos valores. Além disto, as medidas adotadas para informar previamente os consumidores do reajuste, que já foi aplicado e, em alguns casos, chega a 96%. No Flamboyant, onde maior polêmica foi causada, o período de três horas, que custava R$ 4,50, passou para R$ 8,40.

O Procon Municipal de Goiânia realiza o mesmo processo de notificação na manhã desta quarta-feira. O diretor-geral, Miguel Thiago, explica que precisa das informações para tomar qualquer medida punitiva. “O Procon respeita muito a iniciativa dos empreendedores, e tem toda a cautela para evitar a interferência do setor público na iniciativa privada, mas havendo abuso e lucro exorbitante, o Procon intervém. Neste caso específico há a elaboração de vários itens para que os shoppings possam justificar um aumento tão grande em tão pouco espaço de tempo,” analisa.

De acordo com o diretor-geral, caso o abuso seja confirmado, o Procon deve tomar uma posição mais enérgica em relação ao reajuste.

Assim que a documentação exigida for entregue, será feita uma análise por técnicos da Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor para constatar se houve ou não abuso.

Fonte: Portal 730