17 de janeiro de 2014

IFG terá segundo campus na Capital


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), instituição federal de ensino, vai ampliar sua atuação na Capital do Estado, com a implantação do Campus Goiânia Oeste. As atividades acadêmicas do campus começam, no mês de abril, com a oferta de dois cursos técnicos e um curso superior. Como o campus ainda está em construção, as atividades serão iniciadas na unidade do IFG do Jardim América.

O Campus Goiânia Oeste vai somar-se ao Campus Goiânia para ofertar educação gratuita à população da Capital e também de municípios da Região Metropolitana. Sua localização foi cuidadosamente estudada, justamente para facilitar o acesso de parte da população que não tinha acesso a uma instituição de ensino com as características dos institutos federais, principalmente, a de ofertar cursos em todas as modalidades de ensino, da educação básica à superior.

O Campus Goiânia, localizado no Centro da capital, é o mais antigo e o maior do IFG, mas por sua localização não permitia mais expansão de cursos e de oferta de vagas. A solução para atender a demanda foi a implantação de um novo campus na capital.

IFG

O IFG é uma instituição de ensino com mais de 100 anos de experiência na educação profissional. Ao longo de sua história, mudou de nome e ampliou sua área de atuação. De Escola de Aprendizes Artífices, na época de sua criação, em 1909, chegou à Escola Técnica Federal de Goiás e, depois, a Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Cefet).

No final de 2008, quando foi transformada em IFG, a instituição equiparou-se às universidades federais, do ponto de vista administrativo e pedagógico. Mas o IFG, assim como os demais Institutos Federais, tem uma atuação mais ampla que as universidades, porque oferece cursos nas diversas modalidades de ensino, da educação básica à superior.

É assim que o IFG pode ofertar, por exemplo, cursos técnicos integrados ao ensino médio (o estudante aprende uma profissão e também conclui o ensino médio), cursos de graduação e até de pós-graduação, além de cursos de curta duração para a capacitação continuada de trabalhadores.

O Campus Goiânia Oeste vai começar a funcionar com a oferta do curso superior de Licenciatura em Pedagogia e também dos cursos de Cozinha e Enfermagem, que serão integrados ao ensino médio, mas dentro do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja). O curso é destinado a jovens, com 18 anos ou mais, e adultos que não concluíram o ensino médio.

No futuro, a oferta de cursos será ampliada com o consequente aumento do número de vagas no campus. A previsão é de que sejam oferecidos cursos em todas as modalidades de ensino e também cursos de extensão (voltados para o público externo, incluindo trabalhadores).

 Primeiro curso

Foi publicado, ontem, o edital do processo seletivo para o primeiro curso superior a ser ofertado no Campus Goiânia Oeste. As inscrições para o curso de Licenciatura em Pedagogia estão abertas até o dia 2 de fevereiro e são feitas exclusivamente pela internet, na página do Centro de Seleção – www.ifg.edu.br/selecao, link vestibular.  São ofertadas 30 vagas nessa seleção, para o período noturno.

Pela política de ações afirmativas, os candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas podem solicitar isenção da taxa de inscrição (valor de R$ 50). Também será concedida isenção da taxa aos candidatos bolsistas integrais em escolas da rede privada de ensino e que possuem renda familiar comprovada igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita. A solicitação deve ser feita até o dia 24 de janeiro. O candidato realiza a inscrição on-line, imprime o boleto bancário e entrega o boleto (sem pagamento) e os documentos solicitados no edital, das 9h às 18h, na unidade do IFG do Jardim América, sede provisória do Campus Goiânia Oeste (Avenida C-198, Quadra 500, Jardim América).

O processo seletivo será realizado em etapa única, com provas objetiva e de redação. O exame vai ser aplicado no dia 23 de fevereiro e terá duração de cinco horas. O local para realização das provas pode ser conferido a partir do dia 20 de fevereiro na página eletrônica do Centro de Seleção: www.ifg.edu.br/selecao, no linkvestibular. Mais informações acesse: www.ifg.edu.br/selecao ou pelo telefone: (62) 3251-8316.

Fonte: DM