28 de janeiro de 2014

Começam obras do corredor exclusivo da Avenida 85


A Secretaria Municipal de Trânsito realiza obras de implantação do corredor exclusivo para ônibus na Avenida 85, em Goiânia. A medida estabelece que os veículos só poderão trafegar na terceira faixa para acessar comércio e garagens ou realizar a conversão na primeira rua à direita, à semelhança do que já ocorre na Avenida T-63 e na Rua 10, no Setor Universitário.

O corredor terá início na Rua Urú, no Setor Parque Amazônia, passando pelas Avenidas Feira de Santana, S1 e 85, até chegar à Praça Cívica, no Setor Central. Até terça-feira (28) já foi realizada toda a pintura da sinalização horizontal de cor branca. Ainda serão instaladas placas de sinalização verticais e a pintura horizontal amarela, chamada de linha divisória de fluxo, e a linha verde que demarca a faixa de ônibus. As obras são feitas no período noturno, para não congestionar o trânsito.

A SMT ainda não tem previsão de quando o corredor entrará em funcionamento. Segundo a secretaria, nesta primeira etapa não será implantada fiscalização eletrônica no corredor. A prefeitura planeja a instalação de 14 corredores de ônibus, somando mais de 100 quilômetros de vias exclusivas para o transporte coletivo.

Avenida T-63

Segundo a SMT, o ganho no tempo de viagem dos ônibus que trafegam pela Avenida T-63 após a delimitação do corredor foi de 14% a 26% em horários críticos. Os equipamentos eletrônicos que vão fiscalizar a via estão em fase final de implantação. A expectativa da secretaria é que técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) façam a aferição dos equipamentos e em seguida terá início o período educativo, com duração de 30 dias, para só então começarem a ser aplicadas multas aos motoristas infratores.

Fonte: G1 GO
Foto: Jornal O Hoje