19 de dezembro de 2013

Valor do IPVA será menor em Goiás


De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deve ser reduzido em 6% em 2014. Na manhã desta quinta-feira (19) também foi anunciada a alteração no calendário de pagamento do tributo e que os valores vão variar de acordo com o tipo e o modelo do automóvel.

O motorista pode efetuar o pagamento à vista ou em até três parcelas. As datas de vencimento das duas primeiras continuam iguais. A diferença fica com a terceira ou única cota, já que o dia do pagamento foi alterado conforme o final da placa.

Serão considerados os dois últimos números da placa para definir o dia de acerto e não o último numeral. O mês de pagamento não muda, apenas a data, pois os contribuintes foram divididos em dois dias.

As placas com finais 01, 11, 21, 31, 41 vão pagar a terceira cota ou cota única no dia 1º de abril. E os veículos com placas com os finais 51,61,71,81 e 91 vão pagar a última parcela no dia 8 de abril. E assim, sucessivamente com as demais placas.

As alíquotas do IPVA variam conforme o estado. Em Goiás, é cobrado 1,25% em cima do valor de ônibus e caminhões; 2,5% para motocicletas e carros com até 100 cavalos de potência; 3,45% para utilitários como as caminhonetes; e 3,75% para carros mais potentes e luxuosos.

A frota de Goiás é 3,3 milhões de veículos e de Goiânia, 1,1 milhão, dos quais cerca de 40% pagam IPVA.

Desconto no IPVA

Lembrando que o motorista que não tiver nenhum ponto na carteira ganha desconto de 50% no valor do imposto. O benefício vale para proprietários de automóveis com potência 1.0 e motocicletas 125 cilindradas.

Fonte: Jornal O Popular