21 de dezembro de 2013

Marconi concede novos benefícios a professores


Em reunião com mais de mil diretores e professores, governador assinou portarias e mensagens, que serão enviadas à Assembleia.

O governador Marconi Perillo fez uma surpresa ontem aos mais de mil diretores e professores da rede estadual de ensino, com os quais se reuniu, na Master Hall. Ele assinou portarias e mensagens que serão encaminhadas à Assembleia Legislativa concedendo ainda mais benefícios à categoria.

Ele e o secretário de Educação, Thiago Peixoto, assinaram três portarias. A primeira prorroga para 31 de dezembro de 2014 o período de vigência das portarias que designaram os diretores, vice-diretores e secretários das unidades escolares. A segunda estabelece o mês de novembro de 2014 para realização do Processo de Escolha de Diretores das Unidades Escolares, que será regulamentado por ato próprio. E por última, a que garante aos gestores das unidades escolares que alcançarem as metas pactuadas para o Prêmio Escola, o direito de participar do processo de escolha dos diretores.

O governador assinou ainda projeto de lei que estabelece como serão gastos os recursos arrecadados por Goiás a partir dos royalties do pré-Sal e da participação especial no resultado da exploração de petróleo e gás natural, e o projeto de lei que altera artigo da LEI nº 13.909, do Estatuto do Magistério, para estender o pagamento da chamada Gratificação por Dedicação Exclusiva a todos os professores que, em razão de uma função especial, optarem pelo referido regime especial de trabalho. A alteração possibilitará que todos os servidores possam receber a gratificação, a começar pelos diretores.

Em breve balanço das ações na Educação, Marconi lembrou a adesão ao Pacto Pela Educação – em que 23 das 25 metas propostas já foram cumpridas: a adoção e cumprimento do Piso Nacional dos Professores; a reforma de mil escolas, sendo que dezenas foram construídas ou estão em construção; criação do Prêmio Reconhecer, que incentivou a assiduidade dos professores; do Prêmio Aluno e do Prêmio Escola, e destacou o sucesso na melhoria da posição ocupada por Goiás de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de 2011, onde, no ensino fundamental, passou do 8º para o 5º lugar nacional, e no ensino médio cresceu do 16º para 5º lugar.
“Nós estamos, juntos, mudando a educação. Tenho orgulho de liderar um projeto que tem foco e que está alavancando de forma global o nosso Estado; um projeto que não é estático, que permite mudanças. Fomos e somos capazes de operar mudanças significativas”, disse.

Avaliação positiva do terceiro ano de mandato

Também ontem, em entrevista a rede de 93 emissoras, o governador Marconi Perilloa fez um balanço das ações do governo de seu terceiro ano de mandato. Marconi disse avaliar de forma positiva as realizações durante os três anos e que está ainda mais otimista em relação a 2014, quando obras de grande envergadura, que estão em andamento, devem ser entregues. “Sempre fui otimista, mas neste final de ano tenho razões de sobra para estar contente com o que está acontecendo na gestão do Estado e mais otimista ainda em relação ao ano de 2014.”

Observou ainda que, “depois de muito trabalho, adversidades e dificuldades, nós conseguimos confirmar o ajuste das finanças do Estado e garantir recursos para muitos investimentos.” O governador afirmou também que o governo conseguiu desatar alguns “nós importantes” em áreas estratégicas para o Estado, como saúde e educação e segurança pública. “O fato é que as pessoas percebem e começam a ter a sensação de que Goiás tem um governo eficiente, que está procurando superar desafios e transformar o Estado em um canteiro de obras, onde a economia cresce muito acima da média nacional, gerando as mais diversas oportunidades na vida das pessoas.”

O governador destacou algumas das obras que estão em execução em Goiânia e na Região Metropolitana. É o caso da construção do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo 2), na Região Noroeste da Capital, a construção dos viadutos da GO-070 e GO-060, Centro de Excelência do Esporte, Centro de Recuperação de Dependentes Químicos (Credeq) e as obras de duplicação, iluminação e construção de ciclovia em rodovias estratégicas.

E reforçou que a expectativa para 2014 é ainda melhor porque, disse, o governo terá oportunidade de realizar ainda mais. “São obras que estão sendo concluídas, licitações que estão ficando prontas. Portanto, 2014 será um ano ainda mais acelerado em obras e serviços, e de muita entrega. São obras que vão transformar Goiás em um Estado muito melhor para se investir, se viver, para gerar empregos e qualidade de vida”, observou.

Fonte: Jornal O Hoje