27 de dezembro de 2013

Goiás: Mais de um veículo é roubado por hora


Dados da Secretaria de Segurança Pública revelam que neste ano foram roubados 24,6 carros por dia entre janeiro e novembro.

Goiás atingiu a marca de mais de um carro roubado por hora, entre janeiro e novembro deste ano. Neste período foram registrados no Estado o roubo de 8.224 veículos, o que equivale a uma taxa diária de 24,6 ocorrências. Comparada ao mesmo período de 2012, quando o total foi de 6.453 veículos, a quantidade subiu 27,4%. Só em Goiânia, onde está em circulação a maior parte da frota estadual, concentraram-se 62% dos registros - 5.104 de janeiro a novembro, com um aumento de 29,9% em relação a 2012.

No que se refere aos furtos, os índices também avançaram. Em âmbito estadual, os registros passaram de 4.899, nos 11 primeiros meses de 2012, para 5.426 no mesmo período deste ano. Na capital, o aumento foi de 7,95%, passando de 2.312 para 2.496. Os dados são da Gerência de Análise de Informação da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP/GO).

Muitos casos de roubo são marcados pela violência e brutalidade dos assaltantes. No dia 30 de novembro, a vítima foi a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), Ieda Leal. Eram 21h30 e ela estava chegando em casa na companhia das quatro filhas, no bairro Chácaras São Joaquim, saída para Inhumas. A cerca de 500 metros da rua onde mora, ela foi abordada por três assaltantes que desceram armados de um veículo e gritando, segundo ela: “Perdeu, perdeu. Saia que o carro é nosso.”

O barulho dos gritos, a velocidade da abordagem e a maneira violenta com que tudo ocorreu gerou traumas em Ieda. “Eu nunca tinha sido assaltada”, conta. O veículo, um Voyage vermelho, ainda não foi recuperado. No dia, a polícia chegou rápido para atender a ocorrência, mas, mais rápido ainda, foram os ladrões. O bairro de Ieda era considerado pacato e tranquilo, por causa da concentração de chácaras, mas nos últimos meses foi cenário para outras duas situações semelhantes. O vizinho da presidente do Sintego, um dentista, também foi assaltado e teve o carro levado na porta de casa.

MAIS DE MIL

Outubro e novembro foram os primeiros meses, na história, que a Secretaria Estadual de Segurança registrou mais de 1 mil roubos de veículos no Estado - 1.028 e 1.023, respectivamente. Em setembro, a marca foi de 806 veículos roubados.

O titular da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos, Edson Carneiro Caetano explica que, em parte, o aumento tem ligação direta com a greve de 87 dias dos agentes e escrivães da Polícia Civil. Neste período, destaca, as que operações de combate a esse tipo de crime deixaram de ser feitas, o número de prisões caiu e as investigações ficaram paralisadas.

Fonte: Jornal O Popular