19 de dezembro de 2013

Fim de ano: Confira o que abre e fecha


Veja abaixo como será o funcionamento das instituições e serviços neste período de festas de fim de ano, compreendendo os feriados de Natal (25) e Dia Mundial da Paz (01).

Presépio
O projeto natalino Aldeia do Papai Noel, promovido pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) na Praça Cívica, pode ser visitado até o dia 25. No local, os visitantes poderão conferir cenários temáticos, como a Casa do Papai Noel.  A grande atração é um presépio cedido pelo Vaticano. Atividades, brinquedos para as crianças e praça de alimentação serão oferecidos ao público.

Repartições públicas
Fechadas. Foi decretado ponto facultativo nos órgãos estaduais nos dias 23, 24 e 31 de dezembro.

Shoppings
Com as compras de última hora dos presentes de Natal, os shoppings vão funcionar em horários especiais.

No Flamboyant Shopping Center, até o dia 23 de dezembro, o centro de compras funcionará com todas as lojas até às 23h, inclusive nos domingos, dia 15 e 22 de dezembro.

O Buriti Shopping funciona das 10h às 23h até o dia 23 (com exceção do dia 15, das 12h às 22h) e até às 22h do dia 26 até o dia 30. Nos dias 24 e 31, o shopping abre as 9h e fecha às 18h. Nos feriados de 25 a 1º as lojas ficam fechadas com abertura facultativa para área de alimentação e lazer. O mesmo vale para os shoppings Portal e Portal Sul, com exceção dos dias 24 e 31, quando o Portal Sul funciona das 10h às 19h.

O Shopping Buena Vista estará fechado no dia 25 de dezembro, mas até o dia 31, o funcionamento ocorrerá das 10 às 22h.

O Passeio das Águas Shopping, o maior do Centro Oeste, terá seus horários estendidos até o dia 23, funcionando até às 23h. No dia 24 o shopping terá o comércio aberto até às 18h.

O Goiânia Shopping ficará aberto até ás 23h a partir do dia 13 até o dia 23. No dia 24, segunda-feira véspera de Natal, o shopping estará aberto das 9 às 20 horas. No dia 25, apenas alimentação e lazer, das 10 às 22h30. No último dia do ano, 31 de dezembro, lojas abertas das 10 às 20 horas. E, no dia 1º de janeiro, apenas Alimentação e Lazer, das 10 às 22h30.

Bancos
Segundo informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento nos feriados nacionais. Nos dias 25 (Natal) e 1º (Dia Mundial da Paz) os bancos fecham. As agências também ficarão fechadas no dia 31, último dia útil do ano. No dia 24, agências em todo Estado irão abrir ao público das 9h às 11h.

As contas com vencimento marcado para esta data como contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês poderão ser pagos no próximo dia útil subsequente (26) sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

Vapt-Vupt
Devido ao ponto facultativo decretado pelo Governo do Estado nos dias 23, 24 e 31 de dezembro, todas as unidades do Vapt Vupt funcionarão nestes dias no mesmo horário estabelecido para os sábados. A exceção será a unidade Padrão Defensoria Pública, que estará em regime de plantão, das 12h às 18h, no período de 20 de dezembro a 6 de janeiro, para obedecer ao recesso forense.
Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, Natal e Confraternização Universal, respectivamente, todas as unidades estarão fechadas. No entanto, a população continua a ter acesso à parte dos serviços oferecidos por meio da internet, no Vapt Vupt Digital.

Detran
De 23 a 27 de dezembro, o setor de habilitação do Departamento Estadual de Trânsito estará em recesso. A paralisação nos serviços se dará em virtude da mudança no sistema de tecnologia da informação. Nesse período, não haverá nenhuma abertura, movimentação ou conclusão de serviços nas áreas que envolvem CNH.

Os condutores interessados em adicionar categoria, renovar ou emitir a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação têm só até o próximo sábado, dia 21, para abrir o processo neste ano.
As provas de Legislação de Trânsito e Prática de Direção também estarão suspensas a partir do dia 21 até 12 de janeiro de 2014, quando a Universidade Estadual de Goiás entrará em recesso. Desde segunda-feira, dia 16, as provas, tanto de LT quando de PD, não estão sendo mais agendadas pelo site.

A marcação via internet foi encerrada na última sexta-feira, dia 13. Mas, os candidatos que quiserem realizar a prova ainda este ano devem procurar a Gerência de Exames de Trânsito pessoalmente, durante o horário comercial, para agendá-la. A paralisação dos serviços é essencial para a migração do sistema. Para evitar maiores transtornos, o Detran-GO optou por realizar a mudança durante o recesso da UEG.

Os demais serviços continuarão sendo oferecidos normalmente. Mesmo durante o recesso do setor de habilitação, os serviços da área de veículos, como vistoria, transferência, alteração de característica, baixa ou inclusão de Gravame e outros, serão mantidos. Os setores referentes à aplicação de penalidades e recursos (Comissões de Pontuação, Defesa Prévia e de Suspensão Administrativa) também funcionarão normalmente.

Fonte: Jornal O Popular