16 de novembro de 2013

Maguito lança Plano de Manejo da Serra das Areias e concede terreno para 26 novas empresas


 O prefeito Maguito Vilela assinou nesta terça-feira, dia 12, à noite, na Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), o aguardado Plano de Manejo da Serra das Areias. Na ocasião também assinou o Termo de Cessão e Uso de terreno para a instalação de 26 novas empresas no município. O repasse aconteceu após realocamento de terrenos não utilizados por antigos proprietários.

“Mais uma vez a Aciag se fez presente. São 26 micro, médias e grandes empresas, todas com grande projeção de crescimento. Isso gerará cerca de dois mil empregos para a cidade e irá incrementar tanto o ICMS quanto o PIB do município. A assinatura do Plano de Manejo da Serra das Areias é uma reivindicação antiga que irá destravar e alavancar todo o potencial de investimento existente para a região”, conta Marcos Alberto Luiz de Campo, Secretário de Indústria, Comércio e Ciência e Tecnologia.

A empresária Daniela Vieira Vilaça, proprietária da Aplic Etiquetas, explica que a empresa, fundada por seu pai, está instalada há 20 anos em Goiânia e por causa do aumento da demanda, a estrutura física precisa ser ampliada e que o terreno em Aparecida de Goiânia atenderá exatamente aos seus anseios. “Somos a primeira empresa Flex de Goiás. Em dois anos estaremos gerando 100 empregos diretos em Aparecida de Goiânia”, conta Daniela.

Para David Monte, da Atual Cargas, será uma ótima oportunidade de expandir os negócios. “Nossa meta é gerar cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos em até três anos”, informa. Já o diretor Administrativo da importadora Lãs do Brasil, Anaclécio de Oliveira, explica que, no novo terreno, a empresa passará também a produzir vários dos produtos que hoje importa. “Hoje nós já somos um dos maiores arrecadadores de ICMS. Nos próximos três anos nosso investimento na cidade será da ordem de R$ 200 milhões”, explica o diretor.

Aparecida Mais Desenvolvimento

A entrega de novas concessões de uso de área nos complexos empresarial e industrial de Aparecida faz parte do programa Aparecida Mais Desenvolvimento! Mais Produtividade SICCT 2013, da Secretaria de Indústria e Comércio. O programa busca o melhor aproveitamento das áreas nos setores empresariais da cidade. Durante dez meses a secretaria fez vistorias  nas áreas e constatou que algumas empresas não cumpriam o antigo acordo, que previa uso de toda a área de 20 mil metros quadrados.

As empresas precisam estar em dia com tributos fiscais, providenciar o emplacamento de seus veículos na cidade, regularizar a documentação como a Habite-se, o alvará de funcionamento e licença ambiental. O Termo de Cessão e Uso não possui data para término. A única exigência é que as propostas sejam cumpridas para que a instalação da empresa no município possibilite o desenvolvimento econômico e social da cidade.

Serra das Areias

“Hoje é um dia histórico para o ambientalismo em Aparecida. A criação da área de preservação da Serra das Areias foi instituída em 1993 para evitar a retirada da areia na região. Mas não foi feita da forma correta uma vez que não houve a aprovação do Plano de Manejo da região. Com a sua aprovação serão destinados R$ 7 milhões para a construção do Parque da Serra das Areias que, sem, sobra de dúvidas será o marco ambiental do governo de Maguito Vilela em Aparecida”, ressaltou Fábio Camargo, secretário municipal de Meio Ambiente.

Para o prefeito Maguito Vilela, a elaboração do Plano de Manejo da Serra das Areias está no mesmo patamar de importância do Plano Diretor da Cidade. “Esta é uma noite especial que demonstra de forma clara o quanto estamos firmes no propósito de realmente trazermos melhorias na qualidade de vida para as pessoas desta cidade. Eu já recebi delegações de empresários de várias partes do mundo. A vinda de vocês é muito importante para todos. Estamos muito bem localizados e por isso temos uma grande vocação logística”, ressaltou Maguito Vilela.

Maguito Vilela aproveitou para assinar o Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre Prefeitura e Associação Comercial e Industrial de Aparecida (ACIAG), em que a associação fica responsável por contratar equipe técnica especializada para realizar o Plano de Manejo da Reserva da Serra das Areias. A contratação da empresa não terá ônus para o município e permitirá a utilização de áreas próximas à serra por empresas e comércio.

Uma resolução antiga proibia a instalação de qualquer atividade comercial dentro do raio de 10 quilômetros do Parque Serra das Areias. Com a assinatura do novo TCT este raio será reduzido para três quilômetros. A suspensão e determinação do novo parâmetro foi instituída pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-Go). A ACIAG, que representa cerca de 20 mil empresas em Aparecida, se propôs a custear a elaboração do Plano de Manejo, regularizando assim a situação do Parque Municipal da Serra das Areias e a instalação de comércio em sua intermediação.

Presenças

O deputado estadual Daniel Vilela (PMDB) esteve presente, bem como o presidente da Câmara Municipal, Gustavo Medanha (PMDB), e seu vice, William Ludovico (PMDB), e os vereadores João Antônio (PSB), Ezízio Barbosa (PMDB), Rosildo (PP), Vandinho (PTC), Roberto Chaveiro (PSL), Almeidinha (PSD) e Gilsão Meu Povo (PRTB); além do vice-prefeito Ozair José (PT).

O secretários Euler de Morais (Governo e Relações Institucionais), Carlos Eduardo Rodrigues (Fazenda), Adriano Montovani (Trabalho, Emprego e Renda), Geoliano Lima (Administração), Rodrigo Caldas (Desenvolvimento Urbano), Paulo Rassi (Saúde), Afibnso Boaventura (Planejamento), Jório Rios (Regulação Urbana), Roniie Barbosa (Habitação e Regularização Fundiária), Domingo Pereira (Educação), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Juliano Cardoso (Defesa Civil) e  Léo Mendanha (ASA) também estiveram presentes.

Fonte: Prefeitura de Aparecida