23 de outubro de 2013

Prefeitura entrega obras do túnel da Avenida Araguaia em comemoração aos 80 anos da capital


A Prefeitura de Goiânia entrega dia Hoje, 23, o túnel da Avenida Araguaia como parte das comemorações aos 80 anos da capital goiana. A obra, que foi executada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semob), será entregue às 20 horas, com o corte da fita pela entrada da Avenida Independência - que será promovido pelo prefeito Paulo Garcia, na companhia do titular da Semob, Luciano Henrique de Castro. Após o ato, eles caminharão pelo túnel, acompanhados por autoridades locais até a entrada pela Avenida Araguaia, local onde será descerrada a placa inaugural. Logo em seguida ao descerramento, a prefeitura oferecerá aos goianienses e visitantes o show com o grupo Jota Quest, no estacionamento do Parque Mutirama, para celebrar a chegada do aniversário de Goiânia.

Depois de sete meses de intenso trabalho, a Semob entrega mais uma importante obra que, de acordo com o secretário Luciano de Castro, vai melhorar o fluxo de veículos na Região Central e ainda proporcionar beleza e bem estar aos visitantes que percorrerem as intermediações do complexo do Parque Mutirama. “O túnel dará mais agilidade ao trânsito nesta nova via que liga a região central à zona norte da cidade, desafogando o trânsito na Marginal Botafogo, 5ª Avenida, Avenida Contorno e Avenida Goiás, entre outras. Possui 296 metros de extensão por 18 metros de largura e sobre o túnel há uma passarela para pedestres com 36 metros, ligando o Parque Mutirama ao Parque Botafogo”. A passarela será acompanhada por urbanização, composta por grama e plantas ornamentais.

O túnel, conhecido como túnel da Araguaia, receberá o nome de "Túnel Jaime Câmara" e a escolha foi realizada por meio de Projeto de Lei, aprovado em 2012, de autoria do vereador na época, Iram Saraiva. A prefeitura lembra ainda que a via estará liberada para a circulação de veículos logo após o final do show do grupo Jota Quest e a total dispersão do público.

Túnel Jaime Câmara

Iniciada pela Warren Engenharia e paralisada há um ano por embargos de recursos federais, a prefeitura assumiu a obra em março deste ano e, sete meses depois, o túnel será entregue com a utilização da própria mão de obra do poder público municipal, o que gerou significativa economia aos cofres públicos. Com isso, a administração municipal mostra que é capaz de realizar uma obra própria e de qualidade, além de apresentar uma economia de mais de 50% em comparação ao orçamento inicial.

Fonte: Prefeitura de Goiânia