10 de outubro de 2013

MPF pede que festival sertanejo seja adiado para não atrapalhar Enem


No próximo dia 26, acontece em Goiânia o evento de música sertaneja Villa Mix Festival e também a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por essa razão, o Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO) recomendou que o horário do festival seja adiado para que não atrapalhe os estudantes.

A autora da medida, procuradora da República Mariane Guimarães, solicitou que os shows não comecem antes das 17h30, horário do término do Enem, para garantir que a prova transcorra bem. Mariane recomenda ainda que nenhuma passagem de som ou afinamento de instrumentos musicais seja feita no horário da prova. De acordo com a procuradora, a principal preocupação é com os candidatos que irão fazer o Enem no prédio da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) que fica no Jardim Goiás, a menos de 500 metros do estacionamento do Estádio Serra Dourada, onde será realizado o evento.

A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), também foram acionadas para fiscalizem a produção de ruídos e orientem o tráfego de veículos na região.

Caso os envolvidos não acatem a recomendação ou não se posicionem em cinco dias após serem oficiados, o MPF-GO ajuizará uma ação civil pública para conseguir, na Justiça, que os estudantes façam a prova normalmente. O MPF-GO também irá buscar as sanções civil, penal e por improbidade administrativa dos agentes públicos envolvidos.

A assessoria de imprensa do Villa Mix Festival informou que a empresa ainda não foi notificada da recomendação e só vai se pronunciar após a oficialização do caso. A Amma e a SMT disseram que já foram notificadas, mas que os documentos ainda estão sendo analisados pelos departamentos jurídicos. Somente depois é que serão revelados os posicionamentos dos dois órgãos.

Prova
O Enem será realizado nos dias 26 e 27 de outubro, com quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação.

Fonte: Jornal O Popular