10 de outubro de 2013

Goiânia terá Vila Cultural Cora Coralina


Em fase final de construção a Vila Cultural de Goiânia será inaugurada como Vila Cultural Cora Coralina. A previsão de entrega do complexo é para a última semana de outubro, ainda dentro das comemorações dos 80 anos de Goiânia, no dia 24. A Vila está sendo construída no Centro da capital, integrada ao Teatro Goiânia, na Avenida Tocantins.

O espaço terá galeria de exposições, restaurante, artesanato, biblioteca, sala multimídia, museu Art déco (sobre a história de Goiânia) e centro de atendimento ao turista.

Segundo a diretora de Infraestrutura e Operações Turísticas da Goiás Turismo e gestora temporária da Vila, Sandra Méndez, o calçamento está em finalização. “Já fizemos a parte do paisagismo e estamos concluindo o acabamento. Mas já começamos a montagem da exposição de inauguração da vila”, disse.

A exposição de inauguração é a Goiânia 80 anos, que conta a história da capital de forma interativa e totalmente digitalizada. Uma empresa do Rio de Janeiro é a responsável pela exposição e tem em seu currículo trabalhos no Museu do Rio de Janeiro e da Língua Portuguesa. “Teremos grandes telas interativas. É uma exposição de diversão e conhecimento para crianças, adultos e idosos”, afirmou Sandra.

A exposição Goiânia 80 anos é subdividida em cultura, arquitetura, gastronomia e pessoas e fica na Vila até o segundo semestre de 2014, quando será trocada pelo museu de art déco. O novo espaço também vai atender os turistas. “Haverá um espaço de atendimento ao turista, onde ele terá todas as informações necessárias sobre a nossa capital e Goiás”, disse.

A Goiás Turismo, responsável pelo espaço, está firmando parceria com a Secretaria de Estado da Educação para que a Vila Cultural seja frequentada por alunos estaduais e também municipais. “Construímos uma sala multimídia para que os professores tenham um espaço para que as crianças desenvolvam tarefas como redações”, explicou a gestora. A data e horário de inauguração ainda serão definidos. “Faremos uma inauguração para a imprensa e depois um grande evento aberto ao público”, esclareceu Sandra.

A Vila Cultural Cora Coralina funcionará de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e sábados, domingos e feriados das 9 às 14 horas. O investimento total feito é de R$ 12 milhões, sendo aproximadamente 90% de recursos federais. A obra foi iniciada em julho de 2011 e é desenvolvida em parceria entre o Governo de Goiás e o Ministério do Turismo.

Fonte: Goiás Agora (Foto Eduardo Ferreira) Metropolitana