4 de outubro de 2013

Aparecida de Goiânia é única prefeitura que não aderiu ao Passe Livre Estudantil na Região Metropolitana


A prefeitura de Goiânia confirmou sua participação no programa Passe Livre Estudantil de forma conjunta com o Governo Estadual e as outras 17 prefeituras da Região Metropolitana. O acordo é de que o custo efetivo de cada município seja bancado em duas metades: uma paga por cada prefeitura e a outra parte pelo Estado. No total, o benefício deve custar cerca de R$ 3,2 milhões por mês.

Apenas Aparecida de Goiânia não enviou representante para as reuniões e, até então, não tem previsão de inclusão de seus estudantes, que representam cerca de 12% dos estudantes da Região.

O superintendente da Juventude da secretaria de Articulação Institucional, Leonardo Felipe, explica que a efetivação da gratuidade universal depende agora da tramitação de projetos de Lei específicos na Assembleia Legislativa e nas Câmara Municipais das cidades participantes. Goiânia, Bela Vista, Brazabrantes, Caldazinha, Santo Antônio de Goiás e Trindade já completaram este processo. “Nós esperamos que o mais rápido possível, ainda este mês, nós tenhamos o projeto já em funcionamento, em efetivo uso. Nossa próxima etapa é o convencimento da prefeitura de Aparecida e da aprovação das leis em outros municípios,” revela.

A prefeitura de Aparecida de Goiânia não deu resposta à reportagem sobre a possibilidade ou não de participação do Programa Passe Livre.

O representante de Goiânia, Iram Saraiva Junior, explica que a prefeitura da Capital vai continuar com a intenção de conceder o benefício de forma ilimitada e que, para isto, vai bancar, de forma separada, a ampliação. Nas outras cidades, existe o limite de 48 viagens mensais para cada estudante. “A decisão é que nas ausências dos programas comuns, a prefeitura vai subsidiar. No caso do aumento de passagens, os alunos vão requerer isso e a prefeitura fará uma análise,” conta.

A expectativa é de que o Passe Livre Estudantil entre em vigor em toda a região metropolitana, de forma universal, até o fim do mês.

Fonte: Portal 730