30 de setembro de 2013

Revitalização da Praça Cívica deve ser iniciada ainda nesta ano


A obra de revitalização da Praça Cívica, que promete alterar bruscamente o panorama do local, deve ser iniciada ainda neste ano, segundo o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT). Além da restauração dos canteiros, iluminação e instalação de uma ciclovia, o projeto estipula o fim do estacionamento dentro da praça, hoje um espaço lotado por cerca de 700 carros, todos os dias.

O prefeito explica que o projeto foi aprovado pelo governo Federal, que deve disponibilizar recursos para a restauração. “O projeto já foi aprovado. A nossa solicitação de recursos foi um dos projetos aprovados no PAC cidades históricas. Nós já recebemos o projeto executivo, que foi feito pelo governo do Estado, e agora vamos para a fase de assinatura de convênio. Eu acredito que ainda neste semestre poderemos iniciar aquela obra,” afirma.

Ao longo dos anos, a Praça Cívica perdeu sua identidade e acabou virando um grande estacionamento. Os pavimentos da praça estão inapropriados para circulação de pessoas, a iluminação é deficiente, os jardins estão deteriorados, as fontes luminosas não funcionam e a vegetação original está sendo substituída por espécies variadas e descontextualizadas.

Paulo Garcia destaca as adequações que devem ser feitas na Praça.  “Ele é uma restauração e uma requalificação daquele espaço urbano, tornando definitivamente uma praça. Ali não haverá mais o trânsito de carros,” revela.

Fonte: Portal 730