3 de setembro de 2013

ONU poderá abrir escritório em Goiás

O governador Marconi Perillo (PSDB) assinou o protocolo de cooperação entre a Organização das Nações Unidas (ONU) e o governo de Goiás na manhã de ontem no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Com isso, a ONU instalará um escritório em Goiânia. Na ocasião, ele homenageou o embaixador Jorge Chediek, representante residente da ONU no Brasil, por meio da Comenda Anhanguera.

Jorge Chediek explicou que se trata de um acordo para estabelecer algumas áreas de cooperação e, dependendo do progresso dos projetos, a ONU considera instalar um escritório na capital para administrar e coordenar os projetos. “Goiás tem aproximadamente 350 mil cidadãos morando fora do país, mas a economia do país e do Estado tem melhorado muito, e essas pessoas são um extraordinário capital para melhorar o desenvolvimento do Estado”, observou Chediek.

Ele explicou que Goiás foi escolhido porque tem uma vocação cosmopolita e tem sido um Estado que demonstrou muito progresso nos últimos anos. “Achamos que podemos compartilhar experiências externas com Goiás, para melhorar ainda mais e promover trocas com outros Estados e Países”, esclareceu.

Durante a solenidade, os representantes da ONU apresentaram o Atlas do Desenvolvimento Humano e a metodologia para se chegar ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) das cidades brasileiras. Goiânia aparece entre os municípios com melhor índice do País, na 45ª posição, segundo os dados da ONU, divulgados no final de julho.

O atlas do IDHM foi calculado com base nos dados do censo demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Goiás aparece na 8ª posição, em comparação aos demais Estados.

Semana da Pátria

No início da manhã, o governador Marconi Perillo abriu oficialmente a Semana da Pátria, que comemora os 191 anos de Independência do Brasil, em solenidade em frente ao Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica, em Goiânia. Até o Dia da Independência do Brasil (7 de setembro), haverá solenidade diária de hasteamento das bandeiras em frente ao Palácio das Esmeraldas.

Em seguida, foram entregues 42 veículo; dez unidades de resgate para atendimento pré-hospitalar básico; uma unidade de suporte avançado, com UTI móvel, materiais operacionais e equipamentos diversos de combate a incêndio urbano ao Corpo de Bombeiros.

Fonte: Jornal O Hoje