30 de setembro de 2013

Comurg participa da Campanha Mundial Outubro Rosa


Monumento receberá mesma iluminação especial promovida no Dia da Mulher.

As 120 lâmpadas do monumento da Praça Latif Sebba terão a tonalidade rosa como alerta ao câncer de mama. Nova iluminação será colocada a partir de amanhã, 1°, e ficará até o final do mês

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e a Associação de Combate ao Câncer em Goiás (Hospital Araújo Jorge) se unem na luta contra o câncer. Uma das mais tradicionais marcas do Movimento é a iluminação rosa na fachada de prédios públicos, empresas, praças, entre outros locais. Portanto, a partir da noite desta terça-feira, dia 1º de outubro, às 19 horas, o monumento da Praça Latif Sebba, mais conhecida como Praça do Ratinho, terá iluminação noturna na tonalidade rosa até o final do mês.

Segundo o presidente Paulo de Tarso, “a tonalidade rosa representará uma lembrança e incentivo às mulheres de todas as idades para aderirem a ações preventivas e educativas que serão desenvolvidas ao longo do mês em torno do tema”, afirma.

A campanha Outubro Rosa é realizada em todo mundo e visa chamar atenção da sociedade e mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A doença afeta as mamas que são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. É o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Registros do Inca apontam que, a cada ano, surgem 50 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Só em Goiás, a estimativa é que, em 2012, surgiram 1.320 novos casos da doença.

Ações preventivas
No Hospital Araújo Jorge (Accg), o único centro de alta complexidade no tratamento oncológico no Centro-Oeste, todo o mês de outubro será dedicado a ações de prevenção, incluindo cuidados com os colaboradores, pacientes e distribuição de material informativo, além de uma especial decoração da Instituição, que remete à campanha.

A abertura da campanha será na terça-feira, dia 1°, às 8 horas, no ambulatório do Hospital Araújo Jorge (entrada pela Avenida Universitária). Neste dia, os pacientes receberão orientações sobre os cuidados durante o tratamento, dicas de autoestima, poderão tirar dúvidas e serão conscientizados a indicar o autoexame aos parentes e amigos, multiplicando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Serviço
Assunto: Campanha Mundial Outubro Rosa
Data: 1° a 31 de outubro de 2013
Horário: a partir das 19 horas do dia 1°/10
Local: Praça Latif Sebba - iluminação rosa na luta contra o câncer (Avenida 85)
Contato: (62) 3524-8543 ou 3524-8573

Autor: Marilane Correntino, da editoria de Urbanização - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Fonte: Prefeitura de Goiânia