1 de agosto de 2013

Salas de cinema 3D do Centro Cultural Oscar Niemeyer devem ser inauguradas neste mês

Espaço ficará no subsolo da Biblioteca Cultural, que passa por reestruturação e deve começar a funcionar nos primeiros meses de 2014
Ketllyn Fernandes
A rede de cinemas Lumière foi a vencedora da licitação para a manutenção de duas salas de cinema 3D no Centro Cultural Oscar Niemeier (CCON), a serem instaladas no subsolo da Biblioteca Cultural. A previsão, conforme informou Nasr Chaul, diretor do CCON, é que comecem a ser exibidos filmes no final desde mês. Cada sala contará com 240 cadeiras.
E por falar em biblioteca, o tão aguardado espaço deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2014, em março, especificamente, e contará com uma área infantil e outra destinada à leitura virtual. A primeira parcela dos recursos foi liberada recentemente. Com R$ 340 mil já em caixa, Nasr Chaul explica que será possível dar continuidade à restauração da estrutura física da biblioteca.
A segunda etapa, prevista em R$ 1,8 milhão já garantido pelo governo do Estado, segundo Nasr Chaul, e que será liberado após a conclusão da primeira fase, custeará a aquisição de 30 mil volumes voltados especificamente ao segmento cultural, sendo que 20% é voltado ao público infantil.  O mobiliário da biblioteca já foi adquirido, sendo que resta apenas fazer as adequações necessárias ao espaço destinado às crianças. “Será tudo caracterizado para a idade delas, com mesas e cadeiras no tamanho adequado”, disse.
Quanto ao espaço virtual, o diretor do CCON explica 15 computadores terão um sistema próprio com centenas de exemplares disponíveis em rede.  O levantamento de dados para a elaboração da biblioteca virtual está sendo feita pela Fundação de Apoio à Pesquisa da Universidade Federal de Goiás (Funape).
Embora tenha sido inaugurado em 2006, o CCON funcionou até 2007 e depois foi interditado até 2010, pois a obra não havia sido concluída. O espaçou voltou a receber programação fixa há dois anos, como exposições, shows e o Café com Ideias, dentre outros eventos.