23 de agosto de 2013

Dois projetos de Lei buscam multar quem jogar lixo nas ruas de Goiânia


Tramitam na Câmara de Vereadores de Goiânia dois projetos de Lei com o mesmo objetivo: estabelecer fiscalização e multas específicas a quem jogar lixo nas ruas da Capital. A intenção dos parlamentares é melhorar a limpeza urbana a partir da repressão à poluição.

O primeiro projeto foi apresentado pela vereadora Cida Garcês (PV), em abril deste ano, e tem valores de multa definidos: R$ 180 e caso a pessoa seja reincidente, o valor seria dobrado. Para viabilizar o cumprimento da lei, a medida determina que sejam instaladas mais lixeiras em Goiânia.

A segunda proposta foi apresentada na última sessão pelos vereadores Welintgon Peixoto (PSB), e Zander Fábio (PSL). A nova matéria não determina o valor da multa. Zander confirma que o projeto foi inspirado na Lei sancionada no Rio de Janeiro. “Eu e o vereador Wellington (Peixoto) tivemos o cuidado inclusive de ampliar a proposta do Rio de Janeiro. Isto já acontece em várias cidades do mundo, e tudo que é bom temos que trazer para a nossa cidade,” diz.

Já Welington Peixoto explica que a prefeitura também deve instalar mais lixeiras nas ruas de Goiânia. “Infelizmente é preciso aplicar uma multa para que a pessoa tenha consciência. Eu acho que Goiânia vai ganhar com nesse sentido. Vai ficar uma cidade mais limpa. Claro que a prefeitura tem que fazer a sua parte, instalando mais lixeiras e fazer manutenção nas que existem,” pede.

O projeto mais recente espera estabelecer o valor das multas a quem jogar lixo nas ruas em reunião com a secretaria municipal de Fiscalização. A repetição de pautas deve ser resolvida pela presidência da Câmara durante a tramitação dos dois projetos que tratam da poluição.

Fonte: Portal 730