10 de agosto de 2013

Aeroporto Santa Genoveva: Infraero promete terminal para dezembro de 2014


Previsão é de que pátio de aeronaves, pistas de taxiamento e estacionamento de veículos fiquem prontos na mesma data.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) confirmou para dezembro do ano que vem a entrega do novo terminal de passageiros do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia. Ainda segundo a Infraero, os projetos executivos da área externa (pátio de aeronaves, pistas de taxiamento e estacionamento de veículos) devem ser entregues em dezembro deste ano ao Tribunal de Contas da União (TCU) e a expectativa é que sejam concluídas junto com as do novo terminal.

O acordo entre a Infraero e o Consórcio Odebrecht/Via - responsável pela execução da obra do novo terminal - fixou o custo em R$ 251,8 milhões e o prazo em 18 meses (540 dias). O novo formato do contrato não permite aumento de tempo ou de preço. Esta mudança foi um dos fatores que levaram o TCU a liberar a continuidade de uma obra repleta de irregularidades (ainda em investigação). O Tribunal também vai fiscalizar esta nova frente de trabalho.

CRONOGRAMA

A Infraero não se manifesta sobre a data de entrega do novo terminal de passageiros e da nova área externa. A divulgação do novo cronograma deverá acontecer no dia da assinatura da ordem de serviço. O documento enviado ao TCU em 24 de maio estima que o projeto executivo da área externa (pistas, pátios de aeronaves, estacionamento e acesso viário) deverá ser enviado para análise do TCU em setembro.

O secretário de Controle Externo do TCU em Goiás, Paulo Henrique Nogueira, afirma que o prazo de avaliação é rápido. No caso do projeto do terminal de passageiros, por exemplo, passaram-se nove semanas entre o envio da primeira remessa de documentos (o tribunal pediu complemento das informações) até os ministros do TCU decidirem pela liberação da construção.

Com capacidade atual para 3,5 milhões de passageiros por ano, o aeroporto deve passar a comportar até 8,6 milhões de embarques e desembarques por ano. A previsão é de que 4,8 milhões de pessoas passem pelo aeroporto em 2014. Ainda segundo a Infraero, o terminal atual continuará em operação até pelo menos a conclusão de uma segunda etapa de obras do novo terminal, cujos projetos estão ainda em elaboração e cuja previsão é que sejam concluídos apenas em 2020.

Fonte: Jornal O Popular