10 de julho de 2013

Governo vai investir R$ 20 milhões nas unidades prisionais


O Governo de Goiás vai investir R$ 20 milhões para melhorar a estrutura das unidades prisionais do Estado. O anúncio foi feito pelo governador Marconi Perillo nesta quarta-feira, dia 10,  durante a cerimônia de posse de Edemundo Dias como titular da recém criada Secretaria de Administração Penitenciária e Justiça, que substitui a Agência Goiana do Sistema de Execução Penal.

Com a verba, o governador planeja a construção de uma nova Penitenciária Coronel Odenir Guimarães, o antigo Cepaigo, em Aparecida de Goiânia, entre outras novidades para aprimorar a segurança pública no Estado.

“Vamos prosseguir com reformas para ampliar vagas e melhorar a estrutura dos presídios, adquirir mais de 4 mil pulseiras de monitoramento para serem utilizadas no regime semi-aberto e também está prevista a construção de três novos presídios em Formosa, Novo Gama e Águas Lindas de Goiás” disse.

Para o governador, a criação da nova pasta atende a uma demanda da sociedade. A agência, que antes era um braço da Secretaria de Segurança Pública e Justiça, passa a contar com “mais autonomia de gestão”, como Marconi frisou no discurso. “Quero deixar claro que as duas secretarias vão trabalhar de mãos dadas para execução de inúmeros projetos”.

Dentre as atribuições da nova Secretaria está a criação do sistema penitenciário interelacionado com os demais órgãos e a formulação da política penitenciária. Fazem parte da pasta também o Procon e a Superintendência dos Direitos Humanos.

Fonte: Goiás Agora