31 de julho de 2013

Goiás sobe duas posições no IDH


O Estado de Goiás subiu duas posições e agora ocupa a 8ª posição no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) baseado no censo de 2010.

Em Goiás, o crescimento foi mais expressivo que a média nacional, atingindo 50,92%. No ano de 1991, era 0,487 e agora 0,735, referente a 2010 – o que deixa o Estado na frente de Minas Gerais, por exemplo.
A maioria das cidades goianas, 52,43% (129 municípios), apresentou desenvolvimento humano classificado como ‘Médio’ (IDH entre 0.6 e 0.69 na escala que vai de 0 a 1). Goiânia, com o maior índice do Estado (0.799), foi a única cidade a figurar no ranking das 50 com maiores IDHs, na 45ª posição.

O IDHM analisa indicadores de longevidade, renda e educação. O pesquisador Marco Aurélio Costa, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), disse que “Goiás não só acompanhou a melhoria nos indicadores observada em todo o País. O Estado avançou”.

O avanço de Goiás no IDH coincide com o crescimento da economia do Estado, que continua a apresentar bons resultados e nos últimos anos teve um salto de qualidade com a chegada de novas indústrias e empresas. Proporcionalmente, Goiás é o Estado que mais gerou empregos no País no primeiro semestre e a balança comercial também vem obtendo resultados recordes em 2013.
Os números projetam a economia de Goiás em nível nacional.

Governador comemora dados da ONU

Em seu perfil oficial no Facebook, o governador Marconi Perillo comemorou, ontem, o salto dado por Goiás no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Divulgados na tarde de segunda-feira (29) pela ONU, os dados apontam que Goiás avançou 50,6% em duas décadas, crescimento superior à média nacional, que foi de 47,5%.

“Entre o primeiro estudo, feito em 1991, e o último, com base nos dados do Censo 2010, os municípios goianos ganharam duas posições no ranking nacional, passando do 10º para o 8º lugar”, escreveu o governador.

Ainda na publicação, Marconi ressaltou as políticas sociais implantadas no Estado e o avanço econômico registrado em Goiás nos últimos meses.

“Esta é uma notícia que merece, sim, ser comemorada. Nosso avanço é resultado das nossas políticas sociais implantadas, do desenvolvimento econômico graças à forte atração de investimentos, do trabalho feito na educação ao longo dos últimos anos, entre outras ações importantes na áreas de Saúde, Segurança e Infraestrutura, por exemplo”, disse.

“Os números comprovam que as mudanças que iniciamos em Goiás há alguns anos estão provocando transformações para melhor. Uma conquista que é de todos os goianos, trabalhadores, empresários, estudantes e governo e confirma que estamos no caminho certo, além de nos impulsionar a continuar trabalhando cada vez mais por Goiás e pelos goianos”, finalizou o governador.

Fonte: Diário de Aparecida