27 de junho de 2013

Tendência que Planalto sugira ao Congresso plebiscito com três perguntas


Mesmo com a oposição defendendo que a população deve ser consultada por meio de um referendo, o governo Dilma defende um plebiscito. A intenção do Planalto é montar um questionário com três perguntas sobre temas centrais envolvendo o tema. A ideia é que o plebiscito traga perguntas sobre financiamento público de campanha, modelo de eleição parlamentar e de escolhas dos candidatos.

Dilma quer enviar a sugestão de projeto para o Congresso até a próxima terça-feira (2). Somente os deputados ou senadores tem poder para convocação de um plebiscito. A presidente tem pedido sugestões de questionamentos a todas as pessoas com quem tem se reunido durante esta semana.

O Planalto deve sugerir três perguntas: a primeira seria sobre o sistema eleitoral para o Poder Legislativo. O eleitor teria a opção de manter o modelo atual (proporcional), escolher por um sistema majoritário, conhecido como voto distrital ou sistema distrital misto.

A segunda questão seria para o brasileiro escolher entre a lista aberta (formato atual), lista fechada ou voto em dois turnos. Neste modelo, o eleitor escolhe o partido no primeiro turno e o candidato no segundo turno.

A terceira pergunta seria sobre o financiamento de campanha, dando as opções de privado (como é atual), exclusivamente público ou misto entre público e pessoas físicas, com limite de contribuição.

O governo quer acelerar o processo para que seja definido até o dia 3 de outubro, pois assim, as novas regras valeriam para as eleições de 2014.

Fonte: Portal 730