10 de junho de 2013

Saneago: Tarifa de água mais barata a partir de julho


O Conselho Regulador da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) aprovou a redução de 2,17% no valor da tarifa de água e esgotamento sanitário cobrada pela Saneago. O percentual de redução foi calculado pela Gerência de Saneamento da AGR, após análise de documentos enviados pela empresa e será repassado ao consumidor a partir de julho de 2013.

A redução na tarifa de água e esgotamento sanitário é uma consequência de outra queda: o da tarifa de energia elétrica. Devido a um acordo fechado pelo Governo Federal com as concessionárias de energia elétrica, no início de 2013, houve uma redução nas contas de energia elétrica de até 21% para os consumidores industriais.

Como os custos da Saneago com energia elétrica representam cerca 15%, sendo a segundo maior despesa operacional da empresa, tornou-se lógico que a redução do gasto com este insumo fosse repassada para o usuário em forma de redução de tarifas.

Tão logo foi divulgado o acordo entre a União e as concessionárias elétricas, a AGR entendeu ser necessário estudo para se buscar a redução tarifária extraordinária também junto às concessionárias do serviço de água e esgotamento sanitário. Ao realizar a revisão extraordinária de tarifa, a AGR considerou tanto a necessidade do usuário como da saúde financeira da Saneago.

No estudo, adotou-se, como princípio para a realização da revisão, a preservação monetária dos custos de exploração, garantindo o equilíbrio entre a redução dos custos da concessionária com as contas energéticas e o repasse aos usuários desta economia.

Fonte: Mais Goiás