16 de junho de 2013

Linha de ônibus vai transportar pacientes e acompanhantes por hospitais gratuitamente


Um ônibus que transita entre os postos de saúde e hospitais de Goiânia. Uma linha exclusiva que leve passageiros que mais necessitam de um transporte especializado entre órgãos do município. O transporte ainda não é realidade, mas pode se tornar um fato, caso o projeto de lei do vereador Zander Fábio (PSL) seja aprovado pelos vereadores e, em seguida, sancionado pelo prefeito Paulo Garcia.

Inclusive o prefeito já recebeu o projeto para apreciação da PL “Linha da Vida”, um coletivo público especializado, que realizará rota estratégica, entre os principais hospitais e centros clínicos públicos, conveniados e filantrópicos do município. A intenção é transportar, exclusivamente, doentes crônicos e pacientes em estado grave de saúde, e seu acompanhante, devidamente cadastrados junto à Secretaria de Assistência Social, tudo nos termos da lei orgânica municipal e do regimento interno da Câmara Municipal.

A indicação do projeto social, caminha ao encontro das políticas públicas voltadas para a saúde pública e para a assistência social, destinadas a garantir, através de linha de ônibus especial, do transporte coletivo público, a dignidade da pessoa humana, portadora de doenças crônicas e doenças graves, que exigem cuidado especial, durante a locomoção.

Trata-se de linha de ônibus especializada, adicionada à frota da CMTC-GO, a ser mantida pela concessionária, com incentivo público, a fim de ser utilizada, estritamente, por usuários e acompanhantes que possuam cartão-passaporte próprio e individualizado, fornecido pelo Setransp-GO, a partir de autorização expedida por setor próprio da Secretaria de Assistência Social do município e Conselho Municipal de Assistência Social.

Fonte: Diário da Manhã