28 de junho de 2013

Aparecida de Goiânia anuncia cronograma das obras do Parque Elmar Arantes Cabra


Parque integra o primeiro bairro planejado de Aparecida de Goiânia e será construído por quatro incorporadoras.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, acompanhado de seu secretariado, lança neste sábado, 29 de junho, o cronograma de obras do Parque Elmar Arantes, o primeiro parque urbanizado da cidade. O anúncio será feito em evento marcado para as nove da manhã, no próprio local, onde máquinas já trabalham na terraplenagem da área.

A obra será feita pelas incorporadoras EBM, GPL, Terral, Tropical Urbanismo, cujos representantes também estarão presentes no evento, e integrará o Parque América, o primeiro bairro planejado de Aparecida de Goiânia -  onde serão construídos prédios residencias, mall de serviços e o Parque Elmar Cabral. Com 44.693,65 metros quadrados, o parque será implementado pelas quatro incorporadoras e entregue ao poder público, que será responsável pela manutenção.

O projeto do Parque Elmar Arantes Cabral prevê a implantação de um playground linear com atividade para diferentes idades, quadra poliesportiva, quadra de areia para prática de esportes na areia, pista de caminhada e uma praça para receber eventos. Ao fundo, haverá uma mata preservada.

Aberto ao público, tanto os moradores do bairro planejado quanto os demais aparecidenses poderão usufruir de toda infraestrutura. “O parque proporcionará mais qualidade de vida para os moradores, que passam a ter um espaço de convivência, lazer e esporte. Desperta ainda o sentimento de cidadania nos moradores, que tendem a se tornar agentes de fiscalização do poder público, para que cuide do espaço que beneficia a coletividade”, diz o empreendedor Antônio Carlos da Costa, da Tropical Urbanismo.

A obra será dividida em duas etapas, a primeira com conclusão para o final de 2013 e a segunda para o final de 2014, junto com os dois primeiros empreendimentos do bairro planejado. A primeira etapa será destinada à implantação dos equipamentos do parque, ou seja, os playgrounds, pista de caminhada, quadra esportiva e uma praça central para eventos. No pico da obra, cerca de 50 trabalhadores estarão no local.

Em 2014, a atenção será voltada para a recomposição florística do bosque, integrado de mata preservada na Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego Bonanza em um total de 21.987,63 metros quadrados. Além disso, haverá mais 9.579,60 metros de área verde distribuídas no entorno do Parque, que serão implantadas nesta etapa.

“A integração com o verde foi um de nossas preocupações”, explica Maria Ester Souza, arquiteta responsável pelo projeto, elaborado em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, contando também com a concepção da engenheira agrônoma Marize Faleiros. Toda a parte de arborização será feita, prioritariamente, por espécies do Cerrado. Além disso, serão mantidas as árvores antigas e saudáveis do local, especialmente as que promovem sombreamento em pontos onde há maior concentração de pessoas.  O mesmo critério será aplicado no reflorestamento da APM em torno do Córrego Bonanza “Teremos um bolsão verde, o que influencia no microclima de toda região”, diz Maria Ester.

Sustentabilidade

O parque será construído respeitando a topografia do terreno. Segundo Maria Ester Souza, foi utilizado os desníveis do terreno para criação de espaços diferentes. “Onde havia um declive eu aproveitei para colocar um banco ou um escorregador. É algo importante, pois mantém o equilíbrio do solo e a permeabilidade natural”, comentou a arquiteta.

Além dos pequenos desníveis, o terreno do bairro apresenta declividade de 30 metros até o encontro com a área de proteção ambiental que integra o Parque Elmar Arantes Cabral. Para diminuir o impacto e a velocidade da água da chuva que escorre do ParqueAmérica serão criados os Jardins Drenantes, que são concebidos como longas faixas de pedra que se integram à paisagem, absorvem o volume de água e reabastecem  lençol freático. Isso evita que as sobras sejam lançadas na natureza e agrega valor aos empreendimentos do bairro. O passeio será dividido entre piso e área com grama para contribuir com a drenagem da água.

Acessibilidade

Os espaços do parque também serão construídos em conformidade com a Norma Brasileira de Acessibilidade, em benefício às pessoas com mobilidade reduzida. Rebaixamentos nas calçadas, com rampas de declividade inferior a 5% serão construídas, entre outras medidas. “Estamos estudando a implantação de outras medidas para tornar o parque o mais democrático possível”, explica o engenheiro  responsável pela obra, Raphael Mello Moraes Gualberto. A pista de caminhada será construída com concreto liso desempenado, o que otimiza  segurança e o conforto dos usuários.

Destalhes sobre os equipamentos do parque

O projeto do Parque Elmar Arantes Cabral prevê a implantação de um playground linear com atividade para diferentes idades, quadra poliesportiva, quadra de areia para prática de esportes na areia, pista de caminhada e uma praça para receber eventos. Ao fundo, haverá uma mata preservada.

O playground será linear com área de brinquedos divididos em três partes por faixa etária. Aqueles com até três anos terão área reservada para prática de brincadeiras no chão. Para os maiores, de até cinco anos, foi idealizado o “Jardim de Brincar”, com degraus de madeira assimétricos, instalados como ‘mordentes’ que permitem a brincadeira de subir e descer, além de escorregador, balanço e gangorra. Haverá também um mini teatro de arena para instigar a imaginação das crianças. Além disso, será construída uma pista de bicicleta infantil, só para os baixinhos. Os grandinhos, com mais de nove anos, poderão se divertir com jogos de tabuleiros  como xadrez, amarelinha, jogo da velha que serão pintados nas mesas espalhadas pelas áreas. Haverá também espaços para pular corda, mesas e muitas áreas sobreadas para diversas brincadeiras.

Aos maiores de nove anos, as atividades do Parque Elmar Arantes serão na quadra poliesportiva e na área de areia para prática de vôlei, futevôlei e peteca. Outra atividade, para todas as idades, será a caminhada. Uma pista com 1000 metros circundará todo o perímetro do parque. Será construída com concreto liso desempenado, o que otimiza  segurança e o conforto dos usuários.  Ao lado da quadra esportiva, serão instalados equipamentos de ginástica.

No centro do parque, será construída uma praça para múltiplo uso e a realização de eventos como feiras, festas juninas e campeonatos.

Sobre o Parque América

O Parque América é o primeiro bairro planejado de Aparecida de Goiânia, localizado na região nordeste, próximo à Avenida São Paulo. Lançado em 2012 pelas incorporadoras EBM, GPL, Terral e Tropical Urbanismo, irá ocupar um vazio urbano de 290,161 mil  metros quadrados, contribuindo assim com a ocupação regular da cidade. Abrigará um parque,  um mall de serviços e 14 áreas para empreendimentos residenciais que serão construídos ao longo de oito anos. Além do parque, toda infraestrutura como rede de água, esgoto e iluminação será construída pelo grupo empreendedor e será doada ao poder público. A comercialização ficará a cargo das imobiliárias Brasil Brokers Tropical, URBS-RT e Adão Imóveis Vida Nova.

O acesso ao bairro é facilitado pelas avenidas São Paulo, Maria Cardoso e BR 153. O endereço é vizinho de grandes centros comerciais, como o Pólo Industrial de Goiás, área da futura faculdade de medicina da cidade e está próximo ao Buriti Shopping. Nos próximos meses, a prefeitura deve inaugurar a Alameda da Paz, que passará pelas imediações do bairro, ligando o Pólo Industrial Goiás à Avenida Rio Verde, na Vila Brasília.

Fonte: Diário da Manhã