29 de maio de 2013

Números de homicídios, latrocínios e roubos crescem em Goiás nos quatro primeiros meses do ano

A Secretaria Estadual de Segurança Pública e Justiça (SSPJ) divulga mensalmente relatórios com números de ocorrências dos principais crimes no Estado de Goiás. Os números deste ano não são nada animadores. Dos 14 itens mencionados nos dados, nove apresentaram aumento nos quatro primeiros meses de 2013 em relação ao mesmo período do ano passado.
Homicídio doloso, latrocínio, roubo (geral), roubo de transeunte, roubo (residência), roubo comércio, furto (comércio), roubo (veículo) e furto (veículo) apresentaram acréscimo nos números no comparativo de janeiro a abril de 2013 com mesmo período de 2012. Confira abaixo o gráfico com os dados referentes a todo o Estado:
tabela geral
Goiânia seguiu a tendência dos números gerais do Estado. A única diferença é que na Capital os homicídios culposos de trânsito diminuiram neste ano, enquanto em Goiás cresceram. Já o furto de veículos seguiu trajetórias diferentes. Confira os dados da Capital:
tabela goiania
Em Aparecida de Goiânia, seis itens apresentaram redução, com destaque para os homicídios culposos no trânsito, que caiu 34%. Em contrapartida, o roubo de transeunte cresceu 45%. Em 2012 foram registrados 993 e subiu para 1443 neste ano. Veja os números de Aparecida:
tabela aparecida
A região que mostrou o melhor desempenho foi o Entorno do Distrito Federal, onde, metade dos 14 itens avaliados sofreu redução no número de ocorrências, sendo os mais relevantes a queda de homicídios dolosos e tentativas de homicídios. Confira o gráfico:
tabela entornoDF

Fonte: Portal 730