26 de maio de 2013

Aparecida de Goiânia: 70 bairros recebem pavimentação asfáltica


Além da Educação e Saúde, as obras de infraestrutura também receberam atenção especial da administração e, em pouco mais de quatro anos, já conferem uma nova aparência ao município. Cerca de 70 bairros foram pavimentados em Aparecida de Goiânia, totalizando cerca de quatro milhões de metros quadrados de asfalto novo. A Secretaria Municipal de Infraestrutura adianta que a expectativa é de que o Programa Asfalto Para Todos pavimente, este ano, 20 bairros, além dos que já estão em obras, como a Vila Maria, Cândido de Queiroz, Parque Santa Cecília e Jardim Bonanza, iniciados ainda em 2012, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Banco Andino.

Um total de R$ 1 bilhão será investido na pavimentação desses 20 bairros. O recurso é oriundo do Tesouro Municipal, de convênios com os governos estadual e federal, por meio de programas como o Pró-transporte e PAC. Há muitos bairros a serem pavimentados e a prefeitura está trabalhando para atender todo o município até 2016.

Outros projetos da Seinfra em andamento serão atendidos pelo PAC Mobilidade e preveem a construção de ciclovias interligando bairros e avenidas aos Polos Industriais do município. A secretaria também construirá este ano nove bueiros celulares e duas pontes. O investimento nestas obras será de R$ 12 milhões. Uma das pontes ligará o Bairro Porto das Pedras ao Veiga Jardim.

Outro serviço, até então inédito em Aparecida, é o recapeamento. Por meio do programa Via Melhor, iniciado no segundo semestre de 2010, foram recapeados 200 quilômetros de vias urbanas que eram consideradas problemáticas e onde o serviço de tapa-buraco já não era eficaz. Em 2013, a meta da Seinfra é de recapear mais 100 quilômetros de ruas e avenidas. O serviço foi retomado, em fevereiro, pela Avenida São Paulo, uma das principais vias de ligação com a capital. Foram feitos cerca de dez quilômetros de recapeamento e a SMTA revitalizou toda a sinalização. O serviço é realizado atualmente na Vila Brasília e região central de Aparecida.

Segundo a secretaria, as linhas de ônibus mais antigas também receberão o Programa Via Melhor, bem como as ruas do Bairro Hilda, Setor Expansul, Cidade Satélite São Luis, Avenida Goiás, no Setor Cidade Livre, Pontal Sul e Vila Oliveira, entre outras. Vale ressaltar que a grande dificuldade de se ter vias em boas condições hoje é que esse serviço de manutenção e reparo nunca antes foi feito, somente o tapa-buraco.


Fonte: Diário de Aparecida