18 de abril de 2013

Passe Livre para estudantes de baixa renda é aprovado na Câmara Municipal



O plenário da Câmara de Vereadores de Goiânia aprovou, em primeira votação, o projeto de lei que estabelece o passe livre para estudantes na capital. Se a matéria também foi aceita na sequência da tramitação e depois sancionada pelo prefeito, os estudantes que comprovarem certa condição de pobreza, terão direito a não pagar passagem no sistema de transporte coletivo da cidade.

O texto é de autoria da vereadora Tatiana Lemos (PC do B) que se surpreendeu com a aprovação em primeiro turno. “Nós conseguimos que fosse aprovado hoje em primeira votação, uma grande vitória para todos os estudantes. O transporte nem precisaria disso, gostaríamos que ele fosse estatizado e que não existisse para dar lucro para ninguém,” aponta.

A vereadora porém, admite que o projeto apresentado por ela não especifica como a medida de passe livre seria colocada em prática. Segundo Tatiana, possíveis subsídios e regras para que estudantes tenham acesso à garantia, ainda devem ser discutidos com os vereadores e com a prefeitura. “Como fazer para dar certo, a forma de subsídios, nós iremos debater com a sociedade. Muitos estudantes não têm condições de usar o transporte,” sugere.

O projeto passa agora pela análise da comissão mista, antes de voltar ao plenário para segunda e última votação.

Fonte: Portal 730