Audiência debate poluição visual nas fachadas de lojas em Goiânia

20:27 1 Comments A+ a-



Está em tramitação na Câmara de Vereadores da capital, projeto de lei que visa restringir a publicidade nas fachadas das lojas de Goiânia, em especial no Centro e em Campinas. O autor do projeto é o vereador Elias Vaz (PSOL).

Segundo o parlamentar a poluição visual é muito grande na cidade. Ele destaca que um dos objetivos do projeto é a preservação da arquitetura ART Decó em Goiânia. “Eu acho que Goiânia deve ter uma identidade visual. Isto será conseguido se cada um fizer o que quiser. Nós temos vários exemplos no país. Em São Luís, no Maranhão, há limitações a este tipo de publicidade, valorizando o aspecto histórico,” cita.

Recentemente Goiânia foi escolhida pelo Governo Federal para receber recursos do PAC Cidades Históricas. Os recursos serão utilizados para restaurar prédios em Art Decó na capital.

O diretor de Planejamento Sustentável da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Sustentável (Sendus), Sérgio Wiederhecker, explica que a lei ajudará na concretização do projeto. “Diversos edifícios de Goiânia são patrimônio cultural. Edifícios históricos que representam uma época importante da cidade, hoje estão escondido sob essas fachadas, algumas exageradamente grandes, até avançado sobre a via pública. A existência de uma lei propicia buscar recursos federais com esta finalidade,” enfatiza.

O projeto foi analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), foi aprovado em primeira votação em 2009 e encaminhado para a apreciação da comissão de Meio Ambiente. O vereador Elias Vaz solicitou vistas do projeto para a realização de audiências com os setores envolvidos e órgãos técnicos. A AMMA agência está redigindo uma minuta com sugestões sobre o assunto e que pretende enviar para a Câmara a fim de que possam constar também no Código de Posturas.

Fonte: Portal 730

1 comentários:

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
13 de abril de 2013 14:35 delete

FIM DA LATARIA COLORIDA E PIROSA!

Já passou da hora dos comerciantes de Goiania principalmente do Centro e de bairros Periféricos pararem com essa Lataria POBRE e de mal gosto com nomes esdrúxulos e americanizados como STAR'S Chic e por ai vai.
Eles encobrem os prédios de art deco (digam-se de passagem feios pois são tao pobres em detalhes mas tudo bem)
E sem falar que a maioria dos consumidores que vao a estas lojas ultrapopulares nem sabe ler e escrever quem dirá ler o NOME das mesmas neste latões APELATIVOS E ALGUNS EM INGLES (RIDICULO) no Centro de Goiania proporcionando um verdadeiro Mosaico DO HORROR E Piroso .

Basta de CAIPIRAGEM COMERCIAL E TAMBEM DEVERIAM ATERRAR OS FIOS, E FAZEREM MEIO FIOS DECENTES NAO ESSA BRITADA QUE SE VE ALEM DE PINTA-LOS DE BRANCO SO EM GOIANIA SANTA CAFONICE!!!!!
ACORDA COMERCIANTES E PREFEITO NADA CONCLUI!!

Reply
avatar