29 de abril de 2013

Aplicação de multa no corredor da T-63 começa no dia 2 de maio


Agentes de trânsito da SMT vão reforçar fiscalização ao longo da via.

A partir do dia 2 de maio, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) aplicará multas ao veículo que parar ou estacionar ao longo do corredor preferencial de ônibus da Avenida T-63, em Goiânia. Agentes de trânsito da SMT vão reforçar a fiscalização ao longo da via. Ao utilizar a terceira faixa, que é para a circulação exclusiva de ônibus, os carros poderão apenas realizar a conversão na primeira rua à direita ou acessar a garagem.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 181, inciso XIX, parar e estacionar na via, onde há sinalização regulamentadora, é uma infração grave com multa de R$ 127,69, remoção do veículo e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Desde o início da implantação do corredor preferencial na T-63, em 4 de março, a SMT realiza orientações aos condutores de veículos, comerciantes e moradores da região sobre o funcionamento do corredor. Ao longo da via, também estão instaladas placas educativas.

Com a implantação dos corredores de ônibus, a Prefeitura de Goiânia apresenta para a sociedade parte do planejamento de mobilidade, que prevê a organização do trânsito para atender às demandas futuras da população em decorrência do crescimento da cidade e da política de prioridade do transporte coletivo.

A Prefeitura de Goiânia esclarece que o corredor da T-63 integra uma rede de circulação do transporte coletivo - vinculada aos demais corredores - que tem como objetivo aperfeiçoar o serviço do transporte coletivo, com ganho no tempo de viagem e aumento de velocidade dos ônibus por toda a cidade.

De acordo com o projeto, novos abrigos serão instalados nos 24 pontos de parada ao longo do corredor que tem início na Avenida Campos Sales, no Bairro Anhanguera, segue pela T-63 até a Avenida Xavier de Almeida, no Terminal Isidória.

Ao todo, o corredor T-63 tem seis quilômetros de extensão, por onde passam cerca de 80 mil usuários do transporte coletivo. A frota operante é de 86 ônibus que realizam 562 viagens por dia.

O projeto do corredor da T-63 também amplia o fluxo dos veículos ao abrir duas pistas de circulação e uma preferencial para ônibus, reduzindo assim os congestionamentos e melhorando as condições de segurança do trânsito. O corredor preferencial contará com ciclovia, sinalização vertical e horizontal e fiscalização eletrônica.

Fonte: Aparecida Net