19 de março de 2013

Setor Pedro Ludovico - berço da região Sul de Goiânia



O Setor Pedro Ludovico foi fundado após a divisão da fazenda Macambira, com o objetivo de abrigar pessoas que vinham das outras regiões do Brasil e não tinham condições financeiras de morar no Centro ou em Campinas. O bairro inicialmente foi chamado de Macambira, mas depois recebeu o nome de Pedro Ludovico, em homenagem ao fundador de Goiânia. Na época de seu surgimento, a área do atual bairro abrigava também o que hoje corresponde ao Setor Marista.

Até 1954, a região era uma invasão e não possuía infraestrutura, como água encanada e energia elétrica. Para ir até a área central da cidade, os primeiros moradores do Pedro Ludovico tinham que embarcar em uma jardineira, um pequeno e antigo ônibus com capô similar ao de um caminhão. O comércio se resumia a um mercado construído com tábuas, onde os moradores faziam suas compras.

Apenas em 1957 começou o processo de urbanização e assentamento das famílias. Mas o desenvolvimento efetivo do Setor Pedro Ludovico só começou em 1976, com a construção do Terminal Isidória. A partir de 1980 a região conquistou grandes melhorias na infraestrutura e em 1985 o bairro foi asfaltado.

Mantendo-se fiel à história, o bairro resiste ao processo de desenvolvimento e verticalização, mantendo muitas casas térreas, desde as mais simples até as mais sofisticadas. Muitas pessoas passam pelas agências bancárias, lojas, escolas e restaurantes da região, outros correm atrás da boa forma e da saúde na pista do Parque Areião e do Jardim Botânico. No mês de junho, o setor Pedro Ludovico também abriga a festa de Santo Antônio, padroeiro do bairro, e tem novena, procissão e várias barraquinhas de quermesse. Para os amantes de esporte, é interessante conhecer o Estádio Hailé Pinheiro, que pertence ao Goiás. Outro atrativo da região é o Mercado Municipal Pedro Ludovico, que conta com lojas de artesanato, floricultura e lanchonetes.

Linhas de ônibus

O setor Pedro Ludovico é atendido por 17 linhas de ônibus, divididas em Serviço convencional, Citybus e 24 horas. Veja na tabela abaixo as linhas que passam pelo histórico setor Pedro Ludovico.

Linhas Convencionais

002 - Pq. Atheneu / Centro / Rodoviária
006 – T. Veiga Jardim / Centro – Eixo 90
007 – T. Vl. Brasília / Centro / Rodoviária
014 – Pq. Atheneu / Campinas
015 – T. Pç. “A” / Flamboyant – Via T. Isidória
020 – T. Garavelo / T. da Bíblia – Via T. Isidória
183 – T. Isidória / Vila Sul
185 – T. Isidória / Paço Municipal
203 – T. Isidória / Santa Luzia
565 – T. Isidória / Jd. dos Buritis – Via BR – 153
600 – Santa Luzia / Centro
612 – Direto / T. Garavelo / T. da Bíblia
650 – Circular Sul – Via BR – 153
651 – Circular Sul – Via Veiga Jardim

Serviço Citybus

900 – Circular Sentido horário
901 – Circular Sentido Anti-Horário

Serviço 24 Horas

952 – Pç. Do Cruzeiro / Pedro Ludovico / Pq. Atheneu

Fonte: RMTC Goiânia