Viaduto Latif Sebba recebe luz especial no Outubro rosa

13:56 1 Comments A+ a-



A iluminação foi instalada como uma forma de o cartão-postal da cidade integrar o movimento que simboliza a luta contra o câncer de mama

A Prefeitura, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), instalou neste final de semana, a nova coloração das lâmpadas do Viaduto Latif Sebba, popularmente conhecido como Viaduto da Praça do Ratinho. Para isso, a equipe de iluminação da Companhia utilizou gelatina colorida nos projetores existentes no monumento.

Desde a noite de segunda-feira, 17, o goianiense pode apreciar as luzes rosas nos três prismas de 56 metros que compõem a estrutura e que fazem referência aos primórdios da urbanização da capital, uma vez que suas pontas estão direcionadas para Leste, Oeste e Sul, as direções nas quais a cidade cresceu e cresce.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e outros acontece em diversas partes do mundo. O mais importante é que essas manifestações práticas serviram para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser aplicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Esse movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama.

Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e iluminação da cor característica.

No Brasil, símbolos como o Cristo Redentor (RJ), Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo, Fortaleza da Barra e Pinacoteca Benedicto Calixto, ambos em Santos (SP). Agora, Goiânia apoia a luta com a iluminação de um dos cartões postais da cidade, o Viaduto Latif Sebba (Praça do Ratinho).

Autor: Mariana Moraes (Prefeitura de Goiânia)
Foto: Edilson Pelikano

1 comentários:

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
26 de outubro de 2011 09:28 delete

Dizem que esses espetos que não agregam nada para cidade de Goiânia, custaram 3 milhões aos cofres públicos que a prefeitura de Goiânia gastou. Ou seja, 70% desse dinheiro foi superfaturado.

Reply
avatar