Obras do corredor Norte-Sul devem começar em Janeiro de 2012

13:58 1 Comments A+ a-


Trecho de 22 quilômetros deve ligar os terminais Cruzeiro e Recanto do Bosque. Obra tem custo estimado em R$ 220 milhões e deve ser concluída em três anos

A construção do corredor Norte-Sul para transporte coletivo deve começar a ser executada em janeiro de 2012. As intervenções no trecho de aproximadamente 22 quilômetros entre os terminais Cruzeiro e Recanto do Bosque, foram discutidas na tarde desta terça-feira em audiência pública no 6º andar do Palácio das Campinas Venerando de Freitas Borges (Paço Municipal). A obra tem custo estimado em R$ 220 milhões.

A proposta foi inscrita e deve receber recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) da Mobilidade no Ministério das Cidades. O corredor BRT Norte/Sul terá 26 km de extensão, 22 km dentro da capital, e contará com 36 estações ao longo dele. O prazo para a conclusão é de três anos.

As obras previstas para esse corredor são: a adaptação da estação Cruzeiro do Sul, reformulação do Isidória, construção do terminal Rodoviária que fará conexão com o Terminal Rodoviário, construção do terminal Correio, construção da estação Perimetral, a reformulação do Recanto do Bosque e de estações de embarque e desembarque na Praça Cívica com prioridade no viário para o melhor desempenho e circulação dos ônibus.

Participaram do evento, o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), José Carlos Xavier, da Agência Municipal de Obras (Amob), Iram Saraiva Junior, o coordenador do projeto corredor Norte Sul, Ubirajara Alves Abbud além representantes de entidades da sociedade civil. No primeiro momento a iniciativa foi apresentada aos presentes, onde foram mostradas observações e garantias de viabilidade técnica, financeira e econônima do corredor Norte-Sul. Logo após, foi aberto espaço para perguntas onde foram explicados os pontos estratégicos do projeto.

O presidente da CMTC, José Carlos Xavier, o Grafite, explica que o evento é uma das exigências do projeto e serviu para que as pessoas conhecessem melhor e de forma detalhada todas as intervenções que serão realizadas. “O corredor Norte-Sul vai melhorar a qualidade do transporte público, interferir no trânsito,com um projeto paisagístico moderno pensando na comodidade, conforto e diminuição no tempo das viagens de ônibus para o usuário”, destaca.

De acordo com o presidente da Agência Municipal de Obras (Amob), Iram Saraiva Junior, a expectativa é para que as obras comecem no máximo até janeiro do próximo ano. “As ações vão priorizar o transporte de massa, observando o sistema como um todo e respeitando o paisagismo da cidade”, comenta. Iram anunciou outro projeto ligado ao transporte coletivo que é a criação do corredor Universitário, trecho de 2,5 Km, que irá da Praça Cívica a praça da Biblia. “Vamos criar outro corredor, em que as obras começarão agora em novembro. Será um teste para o Norte-Sul em um trecho que parece pequeno mas é essencial para os usuários do transporte público em Goiânia”, afirma. Ainda segundo o presidente, as vias serão revitalizadas, com faixas preferenciais para os ônibus, calçamento especial e a construção de ciclovias.

Autor: Luciano Joka
Fonte: Prefeitura de Goiânia

1 comentários:

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
14 de fevereiro de 2012 16:33 delete

Parabéns pelo projeto, bom parte de um dos projetos que foi dito começou o do corredor universitário agora o norte sul estamos aguardando, até agora nenhum sinal foi mensionado para o inicio das obras.

Reply
avatar