Consultora do BID se reúne nesta Segunda-Feira com equipe do Puama

12:25 2 Comments A+ a-



No encontro, a consultora tomará conhecimento do andamento das ações empreendidas pela prefeitura para efetivação do Puama

Na próxima segunda-feira, 03, a consultora socioambiental do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Marisa Teixeira, chega à Goiânia para uma reunião com a equipe executora do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama). Trata-se de uma visita periódica realizada pela missão do BID, em que a consultora e equipe irão discutir o plano de relocação das famílias e reinstalação de atividades econômicas e as diretrizes dos programas que serão desenvolvidos antes, durante e após a efetivação do Puama.

Na programação, que vai até quarta-feira, 05, haverá a apresentação dos programas previstos no Plano Básico Ambiental, a apresentação da pesquisa socioeconômica das famílias residentes na área de influência do Programa e visita ao Escritório Local de Gestão (ELO).

Durante a visita, a consultora tomará conhecimento do andamento das ações empreendidas pelo município e fará as orientações necessárias para dar prosseguimento ao trabalho. A reunião de segunda-feira, 03, começa às 10h e será realizada no auditório da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplam), no Paço Municipal.

O Puama
O Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) corresponde a um conjunto de ações a serem desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Goiânia, por meio de uma Unidade Executora do Programa (UEP), focadas essencialmente na questão ambiental e sua sustentabilidade.

O Puama é considerado um dos mais audaciosos projetos socioambientais em curso no País. Com termo de financiamento firmando entre o BID e a prefeitura em 2009, o projeto surgiu com uma solução para o combate às ocupações urbanas desordenadas em matas ciliares e fundos de vales, adotando-se intervenções e políticas socioambientais sustentáveis.

O impacto das ações do Programa prevê benefícios para todo o município de Goiânia, especificamente para cerca de 130 bairros da capital, localizados na área de influência, que terão consolidação da infraestrutura dos bairros, beneficiando em torno de 300 mil pessoas.

Além de melhorar a qualidade de vida dos moradores e de fomentar o desenvolvimento sustentável, o projeto deve guinar o turismo na capital. Isso porque Goiânia contará com um novo cartão postal a partir da construção de um dos maiores parques lineares, que terá 23,7 quilômetros de extensão, 46 espaços comunitários - entre quadras poliesportivas, praças, orquidário, aquário, lagos, auditório, centros culturais, entre outros espaços.

A região que abrange o Córrego Macambira e o Ribeirão Anicuns também terá outras duas unidades de conservação (Parque Macambira e Parque da Pedreira), reabilitação de 13 pontes, construção de escolas em tempo integral, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), postos de saúde e equipamentos sociais. Ao longo do leito dos dois cursos de água, haverá ainda a reabilitação das calhas e a recomposição das margens.

Serviço
Assunto: Reunião entre consultora do Bid e equipe do Puama
Data: 03/10 (segunda-feira)
Horário: 10h
Local: auditório da Seplam (Paço Municipal)

Fonte: Prefeitura de Goiânia


2 comentários

Write comentários
2 de outubro de 2011 12:56 delete

VEJA ISSO!
http://diarioanapolis.blogspot.com/2011/10/da-istoe-ferrovia-norte-sul-linha-da.html

envolve goiás!

Reply
avatar
4 de outubro de 2011 13:12 delete

Aliás, quero ser parceiro do Goiania BR!

Reply
avatar