Terremoto assusta em Goiás e Distrito Federal - Terremoto de 4,6 pontos

11:21 5 Comments A+ a-


A terra tremeu ontem em Goiás e em alguns pontos isolados da Capital. O terremoto aconteceu por voltadas das 17h15min e teve seu epicentro na região norte de Goiás, mais precisamente na cidade de Mara Rosa. O tremor também foi sentido no centro de Goiânia e em alguns pontos de Aparecida de Goiânia e Anápolis. O Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília divulgou que o terremoto teve magnitude de 4,6 na Escala Ricther. Segundo a professora do observatório, Mônica Zonhuelsn, a magnitude é considerada entre baixa e média. “O tremor de terra em Goiânia foi reflexo do abalo sísmico que aconteceu no norte do Estado, que aconteceu devido acomodação natural das placas”, esclareceu.

As mesas e cadeiras balançaram e fizeram com que os mais de 300 funcionários do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deixassem o local assustados . O prédio tem seis andares e o tremor foi sentido com mais intensidade nos lugares mais altos. O assessor de imprensa do TRE, Bruno Rocha contou que os funcionários deixaram o local às pressas. “Estava sentado e senti o tremor, a mesa balançou. Na hora fique estático depois me toquei que era um terremoto”, disse. Ele relata que a sensação do tremor durou aproximadamente dois segundos. O também funcionário do TRE, Ubiratan Cipriano disse que as pessoas desceram pela escada e elevador. “Não somos preparados para esse tipo de situação”, contou. Arllys Freire que também trabalha no TRE relatou que houve dois tremores. “O primeiro foi leve e o segundo já confirmou nossa suspeita”. Todos os funcionários encerraram o expediente por volta das 17h30min, enquanto o normal seria às 19 horas.

Em Aparecida de Goiânia pessoas que trabalham na Cidade Empresarial sentiram o tremor. De acordo com Bruno Sersocina, que trabalha no local, todos sentiram um leve balançar nas cadeiras e brincaram com a situação. “Ninguém acreditou que realmente seria um terremoto, só depois que chegou a notícia”, disse.
No Corpo de Bombeiros muitas pessoas ligaram relatando sobre o terremoto. Segundo o coronel Lopes, nenhuma ocorrência de estrago foi registrada. “Muitas pessoas ligaram do setor Oeste, Bueno e também da cidade de Anápolis”, disse. Ele ressaltou que esse foi um tremor pontual e que as pessoas não devem se desesperar. Para ele o ideal durante esse tipo de situação é manter a calma, “se estiver em casa desligar o gás de cozinha”, disse.

Esse é o segundo terremoto registrado esse ano em Goiás. O primeiro aconteceu no dia 4 deste mês e teve magnitude de 3,5 na escala Ritcher e também teve seu epicentro na cidade de Mara Rosa. A professora do Observatório de Sismologia da UnB, afirmou que não existe a possibilidade de prever novos tremores.

Fonte: Jornal o Hoje

5 comentários

Write comentários
Tatiane de Souza
AUTHOR
10 de outubro de 2010 21:00 delete

Se houve dois acho que e bem provavél ter mais... O estado tem que enseinar a população o que fazer nessa situação, porque, não sabemos lidaar com isso...

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
13 de outubro de 2010 15:32 delete

é só um aviso de que o mundo vai acabar em 2012, que se cumpra a 7ª setima profecia maia, que os avatares tomem conta da terra, porque sei não....

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
13 de outubro de 2010 15:34 delete

e vai acontecer novos tremores em breve, porque a Biblia fala que nos ultimos dias aconteceram terremotos em varios lugares, que venha o fim do mundo....

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
15 de outubro de 2010 10:23 delete

Por favor pesquisem H.A.A.R.P.
E o fim sim mas rumo a 3° guerra mundial

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
2 de novembro de 2013 11:09 delete

Bom dia a todos.

Há cerca de 10 dias senti tremores em dias seguidos aqui em Goiânia, percebi pela trepidação de uma antena interna com uma superfície plástica em um dos cômodos da minha residência.

Reply
avatar