População Comemora a inauguração do Parque Cascavel

19:49 1 Comments A+ a-



A Prefeitura de Goiânia segue com suas obras em ritmo acelerado. Prova desse dinamismo será a inauguração do Parque Cascavel no próximo domingo, 30, às 17h, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia e show pirotécnico. O 15º parque urbano entregue através da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) está localizado no Jardim Atlântico, na Região Macambira/Anicuns, em uma área que abriga uma das nascentes mais importantes para os mananciais da cidade: a nascente do Córrego Cascavel.

O novo Parque será um dos maiores da cidade em área (170 mil m²), e irá agregar mais qualidade de vida à cidade, que já tem o título de “Cidade com a melhor qualidade de vida do País”. “O padrão das obras de implantação será o mesmo aplicado na construção do Parque Flamboyant, que é nossa referência em termos de qualidade de intervenção”, garantiu o presidente da Agência, Clarismino Luiz Pereira Junior. Júlia Maria da Silva, moradora do Jardim Atlântico há 15 anos, comemorou a novidade na região. “Agora vai ficar bom demais, a gente vai ter aonde passear. Um parque perto de casa é muito bom”, afirmou. A unidade de conservação contará com pista de caminhada, lago, estação de ginástica, parque infantil, caminhos internos, bancos, lixeiras, sede administrativa e iluminação pública.

O projeto prevê, ainda, a recomposição florística e paisagística das áreas degradadas. Para Amalio Ferreira, morador do Parque Amazonas há 17 anos, o parque ficou maravilhoso. “Fiquei encantado com tudo, não tinha o costume de vir aqui, mas semana passada quando passei levei um susto com o que vi, nesse lugar só tinha mato e olha que beleza que ficou”, declara Amalio maravilhado com a obra. Já Maurício de Souza e Carla Moraes, ambos namorados curtiam o final de tarde no Belvedere. “Nunca tinha visto algo parecido, agora temos um lugar tranquilo ver o pôr do sol que do Belvedere tem uma visão perfeita”, Carla disse também que além do parque ter ficado lindo, o local transmite um ar de romantismo.

Conforme Joaquim Passos, também morador do Parque Amazonas, o parque serviu para auxiliar na socialização. “Não tínhamos um lugar para nos encontrarmos para conversar e rever antigos amigos, é lógico que um parque na nossa comunidade valoriza não somente nossos bens, mas também nossa convivência com os amigos do setor”, afirma. Para a garotada que mora próximo ao parque, o parque infantil já é algo concorrido entre as crianças que frequentam o parque. Um deles, Paulo Henrique, descia o escorregar e gritava, “aqui é o melhor lugar do mundo”. De acordo com alguns frequentadores a inauguração do parque é um mero detalhe, como enfatiza o economista, Joel Pereira. “Para mim esse parque já está inaugurado já algum tempo”, o economista acrescenta que todas as tardes antes de ir para o trabalho faz uma caminhada no parque, “o ar aqui e até diferenciado, um lugar maravilhoso”, admira.

O Parque Cascavel será um dos maiores da cidade em área (170 mil m²), beneficiando a população dos bairros Jardim Atlântico, Vila Rosa, Parque Amazonas e setores próximos. A obra de implantação do parque está sendo financiada pelas duas construtoras Goldfarb e a Trípoli, em regime de compensação ambiental. Esse mecanismo financeiro tem o objetivo de compensar os efeitos de impactos ambientais não-mitigáveis. A compensação ambiental pode ser aplicada tanto no ato do licenciamento ambiental de um empreendimento ou atividade potencialmente poluidor (a), ou quando ocorre um dano ambiental efetivo. No caso, o responsável pelo empreendimento, atividade ou dano ambiental firma um termo de compromisso com a Amma, onde ele deverá financiar a implantação e a manutenção das unidades de conservação, destinando para tanto um valor que não seja inferior a 0,5% do custo total do empreendimento.

Prefeitura de Goiânia

1 comentários:

Write comentários
Ricky Mello
AUTHOR
19 de setembro de 2009 23:51 delete

Estive neste lago e realmente é muito lindo... Até postei uma foto no meu blog...Pena que foi tirado com celular, mas a prefeitura de Goiania está fazendo um excelente trabalho revitalizando estes lagos...

Reply
avatar