Hospital das Clínicas terá número dobrado de leitos

12:03 1 Comments A+ a-




Unidade, que hoje tem capacidade para 280 internações simultâneas, poderá receber 610 pacientes. Obra é apresentada a deputados federais e senadores

Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) vai dobrar capacidade de atendimento. Segundo o diretor do hospital, José Garcia Neto, os leitos para internação vão saltar dos atuais 280 para 610 quando novo prédio de clínicas ficar pronto. “As novas instalações estão sendo construídas nos moldes dos maiores e melhores hospitais do Brasil. Vão humanizar o atendimento e diminuir as filas para as cirurgias eletivas”, explica.

As obras do prédio do Hospital das Clínicas foram apresentadas ontem aos deputados federais e senadores por Goiás. O diretor do HC informou que a construção, que está no 8° piso, terá 20 andares e área total de 44 mil m². O custo estimado da obra é R$ 50 milhões.

A previsão do diretor é que os primeiros dez andares fiquem prontos até o meio do ano que vem e a construção seja finalizada até o fim de 2011. Todas as vagas serão para internação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A secretária estadual de Saúde, Irani Ribeiro de Moura, diz que a ampliação do HC fará diferença no atendimento em Goiânia. “Serão 600 leitos efetivos. Em Goiás, temos leitos cadastrados que não estão em funcionamento. Essa é uma ótima notícia para a Saúde. As vagas serão reguladas e destinadas aos pacientes do SUS.”

O diretor do HC informa que, com as novas instalações e equipamentos, todos os procedimentos de alta complexidade serão realizados na unidade. “Teremos unidade de transplante e obstetrícia para gravidez de alto risco.”

Nos andares já levantados, que já recebem as paredes divisórias, vão funcionar a administração, atendimento, Hemodinâmica, Centro de Material Esterilizado, dois pavimentos técnicos, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dois centros cirúrgicos e um pavimento de internação geral. As enfermarias terão apenas dois leitos no novo prédio. Nas instalações atuais ficam seis pacientes em cada enfermaria. Já no ano que vem, o HC contará com 40 novos leitos de UTI e 70 de internação clínica.

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi fundado em janeiro de 1962. Atende cerca de 20 mil consultas e faz aproximadamente 600 cirurgias por mês. A unidade é referência no Centro-Oeste e atrai pacientes de baixa renda dos Estados vizinhos.

Diário da Manhã

1 comentários:

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
19 de novembro de 2009 22:59 delete

Não adianta construir parques ecologicos ou tematico, sem melhorar a saude e educação, pelomenos a saude parace estar indo a frente...

Reply
avatar