Goiânia vai ganhar um museu sobre o Césio 137

11:29 2 Comments A+ a-


Uma parceria entre prefeitura, a administração estadual e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) pretende recuperar e urbanizar os terrenos atingidos pelo acidente com o Césio 137, o maior radiológico do mundo, ocorrido em Goiânia em 1987. O projeto inclui a construção de praças na Rua 26-A e de um museu que vai contar a história do acidente, que será erguido na Rua 57-A.

Uma reunião para discutir o assunto foi realizada hoje, no Palácio Pedro Ludovico, com as presenças do governador Alcides Rodrigues, dos secretários de Ciência e Tecnologia, Joel Braga Filho, e da Saúde, Irani Ribeiro, o presidente da Cnen, Odair Dias Gonçalves, o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Marcos Nogueira, e o coordenador da Comissão, Leonardo Bastos Lage, além do artista plástico Siron Franco, autor do projeto do museu. No encontro, não havia nenhum representante da prefeitura. Estuda-se que a prefeitura seja a responsável pelas praças públicas da região.

“Os projetos já estão prontos e o próximo passo é assinarmos um termo de compromisso, fazer o orçamento e definir a participação de cada entidade parceira”, disse o presidente da Comissão, Odair Dias. O artista plástico Siron Franco explicou que o projeto já está pronto. “O museu vai ter informação e mostrar como era a radiação na época do acidente e como está hoje”, detalhou. “A pessoa que entrar no museu vai conhecer o que aconteceu, como foi superado e o que a ciência aprendeu com este acidente”. Para Joel Braga Filho, o projeto vai ajudar a incentivar o turismo científico e acabar, de vez, com a discriminação que ainda possa existir.


Goiás Agora

2 comentários

Write comentários
17 de outubro de 2009 21:10 delete

???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
VAI RESOLVER!
AINDA É PRECISO RESGATAR O RESPEITO!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
19 de novembro de 2009 23:04 delete

Eu gostei, porque nunca estendi muito bem este ato, mas e o pior acidente radioativo do pais,
merece ser lembrado, mas nao precisava de tanto!?

Reply
avatar